RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 4 de maio de 2008

O Universal Circo Crítico... O racismo de novo...



“Capoeira me mandou dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou vai ter briga de amor
Tristeza camará”


(Vinicius de Moraes)





De novo o racismo sob sua forma acadêmica; de novo as pífias manifestações da mídia (inclusive as que admiro); de novo um silêncio ensurdecedor.
Ano passado, foi o Nobel da Ciência, o biólogo James Dewey Watson, quando declarou seu pessimismo em relação à África, entendendo (cientificamente) que “todas as nossas políticas sociais estão baseadas no facto de que a inteligência deles é a mesma que a nossa – enquanto que todos os testes dizem que não é assim”.
A cerca de duas semanas, me deparei com o um programa dominical da loira Eliana e um estúpido quadro humorístico que desclassificava a figura do negro (comentei este encontro no Universal Circo Crítico). E basta algum de nós termos a paciência (ou absoluta falta do que fazer) de assistir aos humorísticos nacionais de Globo, Record e Rede TV! para nos depararmos com insistentes e constantes manifestações do mais puro e indignante perfil da mídia brasileira, travestindo de humor e alegria, o racismo, o preconceito e o uso do corpo alheio.
Mas, desta feita, nos deparamos com a ciência brasileira e com a coordenação do curso de medicina mais antigo do país. E, possivelmente, o Coordenador do Curso de Medicina da UFBA, o professor Antônio Natalino Manta Dantas, plagiou o Nobel da ciência, haja vista a seguinte declaração no meio de uma tuia de asneiras proferidas em entrevista à Folha de São Paulo (que não se inquietou muito): “o baixo QI dos baianos é hereditário e pode ser verificado por quem convive com pessoas nascidas na Bahia”.
Fiquei pensando em suas reflexões sobre o berimbau, instrumento de uma corda só que, segundo o pseudo-hemérito professor, é para QI’s baixos. Mas, a despeito de sua ignorância, trata-se de um instrumento donde se tiram notas musicais (em escala completa) e a percussão... ao mesmo tempo. Bom... eu todo violão e baixo e não sei tocar berimbau. Minha mãe toca piano divinamente, e não toca berimbau. Minha tia Sachenca toca acordeom, e (acho) não toca berimbau.
As manifestações de mestres de capoeira, Brasil afora, já dá conta de estabelecer a suficiente crítica a este Doutor sobre o sentido e significado deste belo instrumento orientador do ritmo e cadência de uma roda de capoeira. Que determina, na relação harmônica da corda e do caxixi, se trata-se de angola, regional, maculelê ou samba de roda.
Mas, é preciso também manifestar que, na arrogância de falar sobre instrumentos musicais, o Sr. Dantas é de uma ignorância musical imensurável, pois limita a sua crítica ao fato de o berimbau ter apenas uma corda, desconhecendo que, qualquer instrumento, com uma corda apenas, pode chegar a fáceis quatro oitavas musicais... caso o digníssimo doutor saiba o que vem a ser uma oitava musical.
Ele, como falei acima, é doutor. Realmente, a capoeira não forma doutores, apenas mestres. Conheço poucos, pois não sou um capoeirista nato (mesmo já tendo sido “batizado”), mas conheço: Bimba, Dionizio, Elias, Ezequiel, Garrincha, Gigante, Itamar, Jair Moura, João Grande, João Pequeno, Nestor Capoeira, Pastinha, Suassuna e uma dúzia elevada a ”n” potência. Mais de perto (e não sei se são mestres, mas são para mim) tem Rei, Brunnão (que, em breve, será doutor), Bené e Corisco.
Mas para além do berimbau, pude verificar, também, nas incursões que fiz nestes dias sobre o assunto, que a Capoeira se manifestou, o Olodum se manifestou (e contundentemente), o Ministério Público se manifestou (e o notificou), a reitoria da UFBA e a direção da Faculdade de Medicina se manifestaram, o governo da Bahia, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, políticos de cá e de lá, da esquerda mais arraigada à direita mais torturante (hein?) se manifestaram, criticando o descalabro da manifestação científica do digníssimo Doutor.
Mas, encontrei outras manifestações... anônimas e assustadoras: Um tal de ‘Paulista, Inteligente e trabalhador’ afirma que “Antes baiano era somente preguiçoso, agora também é burro. Vamos separar a Bahia do Brasil!”. O ‘Má’ diz que “é um problema cultural que vem afetando a todas as camadas da sociedade que dispõe de um presidentente (sic!) semi analfabeto. Existe alguma maneira sutil de dizer a alguém que essa pessoa não é inteligente?” E o Felipe entende que “Baiano depois de meio dia vira viadoooo”. Um não se identifica, mas entende que “Deve ser esse o motivo dos baianos não ficarem lá. São burros mas não otários”. E assim segue: “Antes de ser operado é melhor conferir o sotaque do médico...”; “Parabéns Dantas!!!! Além do comentário sobre o berimbau ter sido sensacional, você não disse nenhuma inverdade”; “existe orquestra na bahia????”; “Isso mostra a inferioridade nordestina, só mesmo através de cotas e bolsas”; “é só tirar as classes das salas de aula e colocar o professor em cima de um trio eletrico. aposto que ano que vem o conceito melhora. Comentário do berimbau foi excelente!!!” e por aí segue...
Manifestações que, como a do próprio Sr. Dantas, ignoram o berço histórico que é o Estado da Bahia: Ruy Barbosa, João Gilberto, Castro Alves, Caetano Veloso, Glauber Rocha, Gilberto Gil, Gregório de Matos, Jorge Amado, Milton Santos, Maria Quitéria, Joana Angélica, Divaldo Franco, Mãe Menininha do Gantois, Nestor Duarte, Joana Angélica, Mario Cravo, Calasans Neto, João Ubaldo Ribeiro, Raul Seixas, Tom Zé, Gal Costa, Maria Betânia, Dorival Caymmi, Carlos Mariguela, além de outros tantos baianos que tenho no meu coração, e de uma inteligência infinita.
O que, em princípio, fica disso tudo, é uma grande preocupação: o racismo e o preconceito, que já foram combustíveis de guerras, de massacres a minorias, de decisões jurídicas com “dois pesos, duas medidas” de toda ordem está mais presente do que nossa van filosofia poderia imaginar.
A convocação continua presente em nossos dias atuais: Socialismo ou Barbárie (Rosa Luxemburgo)

Vida Longa!
Venham Todos! Venham Todas!... Iê!




Marcelo “Russo” Ferreira




Obs.: Foram muitas as manifestações sobre o assunto. Ficam a disposição minhas palavras. Se citá-las, fico feliz em participar de suas reflexões.
Obs.:2 A tela deste artigo é "Negros lutando, Brazil" - Augustus Earle, 1822 (Biblioteca Nacional da Australia)

4 comentários:

  1. PUTS, MARCELO!!!
    ESSA FOI DE DOER!!!
    FIQUEI CHOCADA E EMOCIONADA TAMBÉM, POR VC TER IDO A FUNDO. TER PESQUISDO, TER DENUNCIADO!!! ANDO TAMBÉM MUITO PREOCUPADA COM O TOM MAIS QUE AGRESSIVO,BÉLICO E DE BARBÁRIE QUE TENHO PODIDO (POUCO) ACOMPANHAR NA SOCIEDADE.OS TELEJORNAIS ESTÃO MOSTRANDO TANTA ABERRAÇÃO HOJE EM DIA QUE NOS FAZ PENSAR A CÉLEBRE FRASE: O FIM DO MUNDO ESTÁ PRÓXIMO!!!...SEI NÃO... ÀS VEZES PENSO QUE JÁ ESTAMOS NA BARBÁRIE! E DISCORDO DE VC QUE SEJA SÓ O SOCIALISMO QUE VÁ RESOLVER. VAI CONTRIBUIR E MUITO COM A MUDANÇA NA LÓGICA DA PRODUÇÃO E DA REPRODUÇÃO SOCIEDADE, MAS A ESPIRITUALIDADE, HOJE ESVAZIADA DAS MENTES E DOS CORAÇÕES DAS PESSOAS TAMBÉM´SERÁ DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA SE VER NO OUTRO O IRMÃO. TÔFALANDO DE VIVÊNCIA CONCRETA DE AMOR, TAL QUEAL O TAMBÉM MESTRE JESUS NOS ENSINOU. BOM, VAMOS CONTINUAR NOSSAS LUTAS, POIS PELO MENOSD E NÓS DOIS ACHO QEU ÃO SAI GUERRA! NÃO PODEMOS CALAR NOSSA VOZES E ME ORGULHO DE VC ESTAR ATENDO A ISSO COMO BOM PROFESSOR... EU DE MINHA PARTE ANDO MERGULHADA NA BRIGA TAMBÉM DE ORIGEM DO CAPITAL, O TABAGISMO... A COISA A QUI TÁ BRABA, POIS A SOUZA CRUZ RESOLVEU REAGIR E INSTIGAR A ABRASEL, SUA PATROCINADA, E O SINDICATO DOS PROPRIETÁRIOS A REAGIR FRENTE AO PROJETO DOS AMBIENTES LIVRES DE FUMO. QUEREM SE APROVEITAR DE BRECHAS NA LEI PARA CONFUNDIR A POPULAÇÃO E GARANTIR A VOLTA DO USO NOS LOCAIS QUE ELES CONSIDERAM "ABERTOS". TAMOS REAGINDO COM OS DADOS CIENTÍFICOS. E METENDO BRONCA NA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS PARA AS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS QUE APROVAMOS RESUMOS: SERVIÇO SOCIAL E DE TABAGISMO.
    CONTINUA FIRME! CONTINUEMOS FIRMES!

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!
    Que ironia...
    Qdo fazia capoeira,com o tempo foi gerando na minha pessoa um sentimento de frustração por ñ saber tocar esse mágico instrumento.Me achava burra!!!!!!!!!
    Esse cabra,é um estúpido!Seus saberes acho que ñforam construidos ao longo de sua vida,e sim COLADOS,sem abstração alguma,principalmente do significado da palavra cultura.
    E para nós,nos resta apenas,perseverança,pra continuar lutando contra esse absurdo,ñ há mais tempo!!
    A era é azul de EVOLUÇÃO!
    1 abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo, realmente precisamos tomarmos uma posição e denunciarmos sob pena de sermos coniventes com este quadro negro que vivenciamos no dia-a-dia.
    Para mim a saída é o amor... e para isso Deus nos deu um grande exemplo: Jesus, com ele superamos a barreira da indiferença e nos tornamos irmãos...
    beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Marcelo,

    Aquela atitude de preconceito contra os baianos está incutida nas mentes de muitos, contra os nordestinos, negros e enfim aos grupos minoritários também. Por isso quanto mais combatermos e discutirmos sobre estas manifestações, abrirão caminhos para mostrar que somos todos iguais e originados do mesmo criador e a ele todos voltaremos no sentido de nos tornarmos uma energia única e universal, até mesmo porque somos muito mais do que a matéria, ou seja, somos mais energia do que matéria, onde esta inclusive não tem nem cor e nem raça. A evolução demorará e muito, mais com o pouco que cada um fizer, será no amanha a grande mola que nos impulsionará para a evolução, de onde ainda estamos muito distantes.
    Abraços,
    iraci

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira