RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 13 de maio de 2008

O Universal Circo Crítico... Mainha...


“Um coração, de mel de melão
de sim e de não, é feito um bichinho..”
(Da música “Clara e Ana” – da Joana, acho)



Lembro de algumas coisas...
Adorava deitar em seu colo para ela “limpar meus ouvidos”. Mas o colo era, também, e muitas vezes apenas... colo.
Também recordo, acho que com meus 7 anos, que fomos assistir a uma apresentação da Praça da Luz, em São Paulo – era um final de semana, sábado talvez. Música ao vivo e ao ar livre, nós, sentados em roda, no chão (grama), um certo fim de tarde de um fresco e leve dia de outono. Eu apareci na televisão, à noite... a câmara estava registrando a pequena platéia, devagarzinho, devagarzinho e, quase na hora de cortar a cena, lá estávamos... Bem na hora.
Não lembro ao certo quando a vi com o violão no colo, tocando com leveza e cantando num tom bem alto (comum na voz feminina – a afinada – família). Mas lembro que ela dedilhava uma bela canção que, em homenagem ao velho Hiram, seu pai, meu avô, resolveu colocar uma letra naquela melodia. Assim que ela a tocou, pedi o violão e resolvi tocar também. Tá! Não foi, obviamente, aquela maestria e nem era um talento prodígio (ainda bem...). Mas não há dúvidas que minha relação com o violão, e com a música em geral, começou ali... naquela música... com ela.
Sempre a vi com um olhar de, digamos, “alguém que sempre vai precisar de proteção”. E, que ironia, sempre corria aos seus braços pedindo, quase sempre silenciosa ou chorosamente, essa proteção.
Quando cortei a testa (que emoção, os primeiros de meus 78 pontos espalhados pelo corpo) numa brincadeira de pega-pega com minha irmã, pelos corredores do andar de cima da casa (era tão grande naqueles meus 5 anos), lá estava ela atenta, com o bom e velho bandaid... anos mais tarde, quando “trinquei” um ossinho do metacarpo da mão direita, ela que reparou no tom roxo da palma de minha mão e lá vamos estrear o gesso... De repente, por conta do gesso da mão-braço direita, em plenas férias de julho, é ela quem literalmente descobre: “Ele é canhoto!”.
A memória de minhas férias mais remotas também me levam, quase que inequivocadamente, a ela: passeio pelo Horto Florestal, eu que já conhecia os caminhos e descaminhos das trilhas locais, e ela preocupada e assustada com a possibilidade de eu me meter naquela mata e me perder. Eu tinha 8 anos e desde os 4, quando ia com painho buscar água na bica (o povo de São Paulo ainda faz isso?), me metia a brincar no mato. Mas ela não sabia... e, assim que ela me dá as costas enquanto eu brincava no parque, me enfiei na mata. É claro que ela percebeu, é claro que ela me “puxou a orelha” quando voltei ao parque – tentando enganá-la – e é claro que ela puxou a orelha de painho por saber, no alto de meus pequenos 8 anos de idade, que eu já fazia aquilo desde os 4 anos.
É verdade que, conforme ia crescendo, ficava entre continuar a respeitar os limites espaciais que ela me “sugeria” e os horizontes de meus sonhos. A música e o esporte (sim, era até que bem organizado “motoramente”) sempre me instigavam isso, a romper limites. Com o tempo, as manifestações de “estou indo um pouco mais longe” aconteciam com o testemunho de seus incomodados olhos: um passeio com a escola para o outro lado da cidade; um passeio com a escola para um lado de outra cidade. Uma festa no quarteirão de casa; uma festa no bairro; uma festa um pouco mais longe. Andar de bicicleta em frente de casa (no máximo, atravessando a rua); andar de bicicleta na rua de baixo (aquela, da estréia do Arca Mundo); andar de bicicleta no bairro; ir de bicicleta até o outro lado da cidade. O tempo passa, e, certo dia, vou para mais de dois mil km de distância.
Ainda no convívio comum espacial, quando minhas viagens musicais ainda reinavam mais os desejos do que a sua concretude (o Afã durou bons e criativos três anos) e naquela mania e ansiedade de pegar o violão e compor – ainda que as vezes “inspirado” pelas músicas que aprendia, as vezes ousando acordes próprios – saiu uma canção para ela, que ainda não a apresentei nem aqui, nem no ArcaMundo. Mas, sobre a canção, é outra história, para um outro momento.
Hoje, a distância faz com que a gente fique longe acerca de 15 anos. Visitas esporádicas, visitas surpresas, visitas marcadas, visitas não acontecidas... E assim, vai-se caminhando. Vez por outra, também, uma conversa rápida por e-mail, um bate-papo por telefone...
Cada uma sabe a que tem, cada uma sabe a que “adotou”. É verdade que, ao longo de minha vida, adotei e des-adotei mães. Mas, em que pese a velha piada do Juquinha (ou Joãozinho, como queiram), “Mãe, só tem uma!”...
Às mães que adotei pelo caminho e, em especial à Glauce, um feliz Dia das Mães.
À mainha, a mais velha do velho e inquestionável lutador do povo, Hiram de Lima Pereira, a diuchinha... Feliz Sempre Dia das Mães.


Vida Longa!


Marcelo “Russo” Ferreira


Obs.1: A foto é da mainha... não publiquei o artigo no próprio domingo por estar em deslocamento pelo país bem neste dia e cheguei tarde ao meu destino.Obs.2: Estou falando da minha mãe... Não dá p’ra plagiar, né?

5 comentários:

  1. Nostalgia certa... :-)
    Minha mãe também limpava meu ouvido - e eu sempre usava isso como desculpa pro colo.. Hoje são os cravos - mesmo na minha "velhice".
    Lembranças, recordações e muito carinho de mãe nos fazem ser o que somos hoje.
    Feliz mais um dia das mães (afinal são todos) e mais um texto que mexe...
    @>--'--

    ResponderExcluir
  2. Oi,Marcelo,estou aqui só pra não dizer que não Falei das flores,e que li todas as suas crõnicas/anacrõnicas(no bom sentido!).Muito bom poder dialogar com nossos pares temas e reflexoes de grande significado existencial.Ando meio enrolada com relação as dimensoes tempo/espaço(cuidando de probemas do cotidiano,digo que estou presa no rolo compressor)Um forte abraço!Leidjane

    ResponderExcluir
  3. Oi,Marcelo,estou aqui só pra não dizer que não Falei das flores,e que li todas as suas crõnicas/anacrõnicas(no bom sentido!).Muito bom poder dialogar com nossos pares temas e reflexoes de grande significado existencial.Ando meio enrolada com relação as dimensoes tempo/espaço(cuidando de probemas do cotidiano,digo que estou presa no rolo compressor)Um forte abraço!Leidjane

    ResponderExcluir
  4. Grande amigo Russo...
    e com enorme prazer que recebo a noticia que vc virá para o Pará...
    Confesso que fiquei emocionado com seu blog, seu depoimento sobre nossa cultura eh magnifica...
    ja nos vejo transitando por este cenario folcloricoo e trocando ideias sobre nossas lutas...
    serás um gas enorme no movimento daqui...
    Venha e nao demores..
    Estamos de Bracos abertos a te esperar..
    um abraço Paid'egua meu amigo...

    Derick Carvalho

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira