RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

The Day After...




“(...) A grande paciência do tempo, e outra, não menor, do dinheiro, que, tirante o homem, é a mais constante de todas as medidas, mesmo com as estações variando. De cada vez, sabemos, foi o homem comprado e vendido. Cada século teve seu dinheiro, cada reino o seu homem para comprar e vender por morabitinos, marcos de ouro e prata, reais, dobras, cruzados, réis, e dobrões, e florins de fora. Volátil metal vário, aéreo como o espírito da flor ou o espírito do vinho: o dinheiro sobe, só para subir tem asas, não para descer. O lugar do dinheiro é um céu, um alto lugar onde os santos mudam de nome quanto vem a ter de ser, mas o latifúndio não” 
(Saramago, Levando do Chão).


O Latifúndio não...
A Igreja não...
O Banco não...

Não as grandes corporações do Capital...

E não o nosso Congresso...

Não será, este texto, uma construção de palavras em defesa do Governo.
Entendo-o em sua totalidade.
Se é verdade que não tem crime comprovado que justifique o instituto jurídico do impeachment (e, no tanto que domínio deste tema, ainda me coloco no campo de “não há!”), também é verdade o já dito em textos recentes: o Governo Dilma atua em favor do Capital, contra a Classe Trabalhadora e, também, inclinada a manter as políticas de corte neoliberal.
Para este humilde picadeiro de terra batida e lona furada de circo, não se trata de meramente cravar o termo “democracia” no limite de um lado ou outro de um Muro. Se trata de dizer, também, em favor de quem e como se caminhará na direção de uma verdadeira emancipação humana.
Mas, acompanhamos com certo ar de preocupação que ia além do que estava em jogo (a democracia representativa e presidencial brasileira), o mandato da presidente Dilma.
O que nos preocupava era o resultado da melhor demonstração, um a um dos deputados e deputadas, do que era este Parlamento. Nós teríamos a melhor oportunidade para saber no que estamos metidos no Congresso Brasileiro. E foi revelador.

Mas não era apenas isso. A história reservou para que tudo acontecesse num 17 de abril. E não era qualquer 17 de abril.
Neste 17 de abril, a história se repete... E, desta vez, pontualmente, à luz de Marx, como farsa.

A tragédia: 17 de abril de 1996.

Monumento em Homenagem aos Trabalhadores Sem Terra - Eldorado dos Carajás
Foram 19 Sem Terras assassinados brutalmente em Carajás, com ordem do Governador do Pará (Almir Gabriel) e ciência do Presidente da República (Fernando Henrique Cardoso)... ambos reeleitos após este mandato com sangue nas mãos.
As investigações – depois de muitos rumores de que havia sido os Sem Terras que teriam simples e loucamente avançando na PM – demonstraram que foi assassinato coletivo, frio e com a orientação de reprimir ou reprimir. Deu no que deu.
De um lado, mortos e feridos...
De outro, a convicção de que seria apenas mais um massacre do Estado contra o povo pobre e excluído que, assim como os anteriores, contariam com o silencio da mídia e da memória.
Passaram-se 20 anos, e voltamos ao mesmo dia. E a tragédia se transforma e farsa.

A farsa: 17 de abril de 2016.
Um Congresso Nacional sujo e corrupto... e todo mundo sabe/acha isso.
Um Congresso Nacional dos piores de nossa história... e todo mundo sabe/acha isso...
Um Congresso Nacional dos mais conservadores, com o que há de pior na representação do armamento civil, da Igreja (que insiste em implantar um Estado Cristão), do latifundiário e outros tantos asseclas da vida pública.
A farsa se repete com as falas em defesa do que não está sendo julgado.
Em nome de Deus, muita morte, assaltos, privações já se escreveu na história da humanidade.
Em nome da família, da própria família, nada representa os votos recebidos para seu mandato.
Em nome do combate a corrupção já é sabido do quão hipócrita é essa manifestação.


De resto, não gostar da Presidenta, pelo futuro, pelas criancinhas, pela oração, beijinhos pra mãe, tia e papagaio... Teve Deputado que pagava seus funcionários domésticos com salário da Câmara, enaltecimentos à “República de Curitiba” e, um dos mais impressionantes manifestos de hipocrisia:
“(...) pelo meu Estado de São Paulo, governado a 20 anos por políticos honestos do meu partido de um deputado tucano paulista (não vou fazer propaganda gratuita pra esse aí).
E não vou deixar de me inclinar a lembrar que, também, há entre os que disseram “não”, quem esteja com as mãos sujas. Ainda que em número proporcionalmente menor.
Ademais e em síntese, algumas horas de dor no estômago e uma certa vergonha ao testemunhar, um a um (faltaram dois), 367 Deputados/as que, em sua maioria, pareciam mais estar participando do quadro “Se vira nos 30” e os papagaios de pirata ao lado do microfone onde era proferido o voto.
Isso tudo em cadeia nacional e plateia internacional.
E há um bom candidato.

Deputado Federal Wladimir Costa - representação do lixo político paraense
Mas, quando vemos homenagens a Torturadores, como “sombra” dos que ainda estão vivos (não apenas a presidenta), ou dos que não estão mais entre nós, mas com familiares e amigos vivos e em dor. Quando a celebração da tortura para defender um voto (e o povo que vibra) se manifesta, há algo realmente estranho no ar.

– Estou indignado, Russo! (Strovézio).
– Oxi, e por que Strovézio?
– Achei um absurdo a atitude do Deputado Jean Willys, quando cuspiu no Bolsonaro.
– Como assim, meu caro? Por que essa indignação?
– Sinceramente? Uma coisa eu não perdoo: ter errado a pontaria.

Não nos iludíamos muito com o resultado (e se fosse o contrário, também não iríamos nos iludir).
Para a juventude que não sabe como é uma Eleição Indireta, espero que tenham entendido a lição.
Mas a ilusão está se tornando hegemônico... E quando isso acontece, a história da humanidade já nos deu lições mais do que suficientes.



Venham Todos!

Venham Todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira