RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Ato II - O Dominó (ou sua farsa)

http://lourimarborges.blogspot.com



“Cai o rei de Espadas/
 Cai o rei de Ouros/
 Cai o rei de Paus/
 Cai, não fica nada”... ou fica?
(Cartomante – Ivan Lins)


Ao final do Primeiro Ato, quando manifestávamos que o que vem por aí não nos parece um golpe, mas algo muito pior do que isso, anunciávamos o que seria o Segundo Ato.

Ato II – O Dominó (ou sua farsa)

No filme V de Vingança há algumas cenas que considero fantásticas. Dentre elas, a cena abaixo:


A retórica desta cena é simples: após ir derrubando um a um os membros fascistas, assassinos e corruptos do Governo do alto chanceler Adam Sutler (uma espécie caricata estilo Eduardo Cunha – mas sem óleo de peroba), V está prestes a ter seu 05 de novembro acontecendo de fato, com a explosão do Parlamento Inglês, como a festejar a queda dos últimos vilões daquele mesmo governo.
Assim, a cena indica, pelo movimento final, que cairão todos os dominós... Mas um ficará de pé... e ficou.
Mas, reparem que ao final da cena, ele recolhe o dominó. Este, voltará a aparecer no metrô (num vagão, quase no final do filme), que seguirá para o Parlamento. Assim, deixa um espectro de entendimento de que V, também, faz parte da carreira de dominós que vão caindo, um a um. Um bom espectro de herói (pena que muitos dos que usam a Máscara de Guy Fawkes não entendem).
Pois bom...

Essa é a alusão que venho percebendo ser expressa constantemente por inúmeros cidadãos (não vou entrar na lógica maluca de qualifica-los de bem ou não) acerca do que estamos falando desde sempre e, em particular, nestes Atos:
(i) a de que já estão sendo derrubados algumas peças deste dominó;
(ii) que o impeachment (para uns) / golpe (para outros) será mais uma destas peças e;
(iii) da mesma maneira que a pressão “espontânea” dos brasileiros “espontâneos” fizeram-no acontecer, continuarão vigilantes com as outras peças, que cairão como uma “carreira de dominós”... espontaneamente.
Ops... continuarão vigilantes?

Dizia Marx que “a história se repete a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”. Este picadeiro de terra batida, à bem da verdade (e das tantas histórias que cercam este momento no país) seria irresponsável se tentasse indicar quando a história aconteceu, quando se fez tragédia e quando se repetiu como farsa.

– Aposto os cachos de cabelo deste apresentador que ninguém o consegue! (Palhaço)
– Pow, Strovézio! Aposta seu nariz de palhaço, aí!
– Mas, reconheça... Se apostar seus cachos, vai ter mais apostador aqui no Universal Circo Crítico do que o Bolão do Impeachment que os Deputados estão fazendo no horário de trabalho, com dinheiro público e com coisa séria (Palhaço).
– Hummmm... vou pensar!

Mas, no final das contas, o que estamos a ver hoje e, em tese, a findar-se no próximo domingo (como achávamos que outros “findar-se” aconteceriam depois das eleições de 2014), está se repetindo muito depois e além da farsa.
A farsa do discurso de defesa do país, dos brasileiros e da justiça.
A farsa do discurso do combate à corrupção, à roubalheira nunca vista neste país (tá então...).
A farsa do discurso da defesa dos direitos dos trabalhadores, dos camponeses, dos moradores da periferia (sua juventude, principalmente), dos indígenas, dos LGBTTs e de tantos outros segmentos que, dia-a-dia, vão perdendo mais e mais direitos, até o da própria vida.
A farsa do discurso de “nós contra eles”, de dois lados (e um muro dividindo-os, separando-os, protegendo-os) que querem países diferentes – em que pese defenderem diferentes que fazem a mesma coisa.
A farsa do discurso de “Minha Bandeira Jamais Será Vermelha” e “Minha Bandeira É Verde e Amarela e Meu Coração É Vermelho”.
A farsa do Dominó que continuará derrubando todos os corruptos:
http://pt.dreamstime.com

Rosa Luxemburgo, me sugere que, depois que a história se repetiu como farsa, se repetirá como Barbárie, quando nos dizia “Socialismo ou Barbárie!”.
E, sinceramente, parece-me já estar se repetindo nos já ditos por essas bandas: fundamentalismos religiosos à brasileira, machismo explícito, ideologias à esquerda como crime, violência às minorias, silêncio e indignação zero à morte dos que não tem sua história registrada nos livros oficiais e outras tuias de expressões.
O Dominó está caindo, mas não chegará até a última peça. Nem perto dela.
O “V” desta nossa história não é Herói, nem é honrado. Não é sujeito apenas de carne e osso. Tem sua própria justiça corporativa, elitizada, rica (e entesourada) e poderosa.
Aconteça o que acontecer no domingo, com a Barbárie à espreita, as palavras do então jovem Ivan Lins, que nos saudaram neste Segundo Ato, parecem-me valiosas. Não arriscaríamos colocar todas as “visões” da sua cartomante. Até porque, são tempos em que os bares, os amigos, a praça, falar da vida e botar o dedo na ferida sempre se fará presente. Mais do que nunca, franca e fraternalmente (para quem consegue).
Mas, ainda assim, “Nos dias de hoje é bom que se proteja”.

Algo muito pior do que um Golpe, algo muito além do que uma farsa...
E ainda colocam um Muro... o Ato III

Venham Todos!
Venham Todas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira