RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Os golpes após o Golpe no golpe... A Educação...

“Senti como se o peso do mundo estivesse em meus ombros /
 A pressão para quebrar ou recuar em cada vez /
 Enfrentando o medo da verdade, eu descobri
 Sem dizer como, tudo isso vai dar certo /
 Mas eu vim de longe demais para voltar agora /
 Eu estou procurando a liberdade... à procura da liberdade /
 E para encontrar custou-me tudo que eu tenho /
 Bem, eu estou procurando a liberdade, à procura da liberdade /
 E encontra-la pode me levar tudo que eu tenho”
 (Freedom [Liberdade] – Anthony Hamilton)


Esperança é palavra dos Lutadores e Lutadoras do povo.
Desesperança (que é um sentimento que anda cercando-a nestes dias interinos) é palavra que a Burguesia ensina cautelosamente aos Trabalhadoras e Trabalhadoras, pra dizer-lhes ‘não adianta suas certezas... nós sempre pisaremos nelas”.
Por isso, mais do que palavra, esperança é conduta, é prática social. É bandeira que transforma LUTO em verbo.
Essas palavras foram pensadas, inicialmente, nas conversas por aí sobre estes tempos. Nossa posição sobre “dantes” e “agora” já está manifesta, não precisamos repeti-las.
Mas, tentemos, nestes primeiros dias de choque, descrever um pouco do que parece acontecer e, ao mesmo tempo, irmos mantendo nossa atenção a estes tempos em que não aparece mais nenhuma notícia de Corrupção no jornalismo brasileiro. É o “milagre a temer”.
De cara, assim de saída, a obviedade mais esdrúxula deste mal hábito do PMDB em ocupar a presidência da república sempre pelo indireto caminho da vice-presidência. Primeiro, José Sarney (que pulou do barco da ARENA em fins de Regime Civil-Empresaria-Militar quando viu que não ia dar pra continuar no poder), depois Itamar Franco (que teve que chamar a galera política pra dizer “Ó, ajuda aí. Foi uma surra que o Collor levou, mas preciso terminar o mandato’). Agora, michel temer (aderindo aos nomes próprios com letra minúscula)... Nunca eleitos de fato, poderosos a construir todas as formas de manter-se como tais.
Um primeiro sinal, ainda que “discreto” foi no Bom Dia Brasil de 12 de maio.

– Te livra deste hábito de assistir jornalismo meia-pataca, Russo (Strovézio).
– É a contradição, Strovézio. Precisamos acompanhar o que estes meios falam. Contra argumentar sem saber o argumento, também não ajuda. Mas já me livrei do JN.

Primeiro, que se referiam a michel temer como “futuro presidente” (não presidente interino como, de fato, é) e novo governo. Segundo, e mais impressionante. Palavras da miriam leitão (sem maiúsculas...):
“Agora, um ponto importante: o governo temer, até agora, só tem homem indicado. Um retrocesso de décadas. Depois dos governos do PT em que houve mais diversidade, de mulheres e de negros, até agora um governo sem diversidade. Se isso se confirmar já entra com cara de passado”.
Para alexandre garcia (também não merece meeeeeeesmo maiúsculas):
“É uma mudança de filosofia”. Fala de um tal aparelhamento ideológico em alguns Ministérios até então (Itamaraty, Educação “e Cultura”, Ministério Social – hein?) e, em particular, o Ministério da Justiça “que vai abranger aquelas secretarias, todos eles aparelhados vão passar a ter uma atuação mais pragmática e mais modernizada”.

Ou seja, um belo “cala boca, Miriam Leitão”... Mulheres e Negros era mera ideologia... Hein? Agora não tem ideologia?
Entenderam, agora, o desespero de alguns parlamentares Brasil afora da criação “ideologia de gênero”?

Já “Toma-lá-da-cá” é termo pra acusar os outros. Toda a arrumação de michel temer neste governo, incluindo até mesmo os partidos derrotados no segundo turno das eleições de 2014, principalmente PSDB, DEM e PPS, agora é apenas uma relação dos partidos políticos, num Ministério repleto de “representação parlamentar”.
Daí, os sinais (que muitos – divido que ingênuos – expressam um “acabou de começar, vamos dar um tempo”) de que a Classe Trabalhadora está lascada vem com a velocidade insana com a qual estamos acompanhando os fatos e, claro, nos movimentando.
São as táticas de “choques rápidos” e já planejados. E não à toa, afinal, se o movimento deste governo fosse lento, para que a sociedade se acostumasse e confiasse nele, seria tragado por sua própria sujeira.
Ainda assim, escolhemos algumas pastas ministeriais para dar a medida da merda que vem por aí. Nada muito profundo, só algumas ideias.
Hoje, já que é o nosso chão profissional, vejamos o MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (E CULTURA).
 
blogdoprisco.com.br
Para além do retrocesso de acabar com a Política de Cultura no país (transformada em “pasta” departamental depois de 20 anos), o Ministro é deveras surpreendente. Se a nossa mídia tupiniquim fosse alguma grama honesta, teria dito “mas qual é a competência de Mendonça Filho (DEM) para a Educação?”... Claro, nenhuma.
Até o próprio sabe disso. Mas sabe, também, que precisa ser mais rápido do que foi Paulo Renato em seus tempos de FHC. E, para tanto, chamou (atendendo, talvez, a reivindicação de miriam leitão) uma figura de nome maria helena guimarães castro (nada de letra maiúscula). Ela é figura altiva e ativa do PSDB paulista, ou seja, uma terceirização no MEC do DEM, segundo o professor Luiz Carlos de Freitas. Para saber mais dela, basta rever a luta de estudantes secundarista e de professores paulistas nos últimos anos, em São Paulo.
A figurinha aí, que vai agir como Ministra (mas, como já visto, tem que ficar à sombra, como mulher neste governo interino que é), já é notória defensora da terceirização da gestão nas escolas públicas. Nada de eleições diretas para a Direção.
Daí, lembrando que há eleições para a Reitoria das Universidades Públicas, com lista tríplice enviada à presidência da república (um reconhecimento à era Lula/Dilma, que sempre respeitaram as eleições, nomeando sempre o/a mais votado... diferente dos tempos de FHC) e que já existe o movimento de defesa da contratação de Organizações Sociais (as OS) para todas as atividades meio (já é assim, a terceirização) e fins (por exemplo, a docência e a gestão), estamos bem ameaçados.
Em síntese, é o fim da Educação Pública, inclusive em nível superior, como é a expressão da própria cartilha tucana (já comentada por este picadeiro de terra batida em outras oportunidades), que quer o padrão Universidade Privada americano que, inclusive, coloca a pesquisa e a extensão nas mãos dos interesses privados e de mercado, não mais (já tão difícil manter) no atendimento das demandas sociais, como deve ser a função da universidade pública.
Um alento: Mendonça Filho foi “bem” recebido... desconheço uma recepção de Ministro de Estado assim, ainda mais na posse, na história recente da política brasileira. Se tivesse um pouco, alguma mínima vergonha na cara, ele voltada a sua medíocre condição de parlamentar.


 Obs.: O Ministério da Educação tem uma página no Youtube e lá encontramos a posse deste idiota “sem cultura” e a seguinte mensagem na página: “os comentários estão desativados para este vídeo”.
– Sem comentários... (Strovézio).
– Isso, Strovézio, não podia deixar comentários. Foi o que eu disse.
– Sem comentários à desativação de comentários, Russo...
– Ah! Saquei...

Ou seja, para a Educação Pública brasileira e sua "Pátria Educadora", se a coisa já estava ruim, agora vai descambar de vez.
E por sermos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação, não perdemos a esperança... Nem com a burguesia pisando nela.

Ainda tem mais pela frente...
Um Ministro da Ciência e Tecnologia que talvez queira implantar o criacionismo na pesquisa.
Um Ministro da Justiça que já foi advogado (será que “foi”? Será que não é mais?) do PPC e gosta de ser a própria Justiça da Segurança Pública.
Um Ministro da Saúde que irá implantar o Projeto “Placebo Brasil”.

Fica pra outras conversas.

Venham Todos!
Venham Todas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira