RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Golpe... a cara de pau!

Democracia Burguesa... à bem da verdade!
“Durante o mês de junho, todas as classes e todos os partidos se uniram no Partido da Ordem contra a classe proletária, considerada o partido da anarquia, do socialismo, do comunismo. Eles ‘salvaram’ a sociedade dos inimigos da sociedade. O Lema repassado por eles às suas tropas consistia nas palavras-chave da antiga sociedade: “Propriedade, família, religião, ordem”, instigando a cruzada contrarevolucionária com a frase: ‘Sob este signo vencerás!’” (O 18 Brumário de Luis Bonaparte – Marx).


E eis que começam estranhos “até 180 dias”.
Perigosos 180 dias. Dias de uma Presidenta sem o exercício do mandato e um Presidente Interino sem legitimidade e que já disse a que veio (e, portanto, a que estava tramando no submundo da política e do Estado): acelerar, e muito, o que já estava ficando ruim pra Classe Trabalhadora.
Nestes últimos tempos, nosso picadeiro de terra batida e lona furada de circo tentou caminhar de maneira esclarecedora neste estranho lugar chamado Brasil. Recentemente, uma expressão foi deveras interessante: “O Brasil não é para amadores!”
Claro, tentou caminhar com os passos de um Circo Pequeno (já dissemos outras vezes: não somos blogueiros profissionais). Tanto expressávamos nossa indignação acerca dos acordos de governabilidade, quanto os atos espúrios de uma oposição conservadora sem escrúpulo e uma elite hipócrita, às ruas outrora, em silêncio agora.
Sobre o primeiro, falamos dos erros do Governo Dilma, e o fizemos muito emputecidos, por sinal. Foram erros que, no final ao cabo, expressaram mais a “posição política” do governo do que qualquer ato de chantagem política.
Expressão disso foi a greve nas Universidades Federais em 2015: nenhum movimento claro do Governo Dilma a anunciar sequer o compromisso de garantir o funcionamento e o fortalecimento das Universidades e Institutos Técnicos Federais (sem mencionar os demais Servidores Públicos Federais). Cortes pesados no orçamento (no primeiro ano de “Pátria Educadora”) e um dar-com-os-cotovelos às reivindicações de docentes, técnicos administrativos e estudantes. Como um bom Governo de direita, tudo fez para que saíssemos de mãos vazias e muito trabalho e luta pela frente. Trabalho, porque honramos o que fazemos e luta, porque sobrou apenas a nós lutar pela Universidade Pública Brasileira.
Ou então a Reforma Agrária, demarcação de terras indígenas (e a proteção dos indígenas, continuamente massacrados por mineradoras, latifundiários, madeireiros e o escambal – com uma “mãozinha” da Guarda Nacional e Polícia Federal) e política ambiental frágeis a até inexistentes. Mas é preciso reconhecer: parte dos segmentos que militam nestes campos foram as ruas defender o Governo Dilma... não sem críticas e autocríticas.
E a Copa do Mundo (e seus agregados Copa das Confederações, Jogos Militares e Jogos Olímpicos), que no ano de véspera mobilizou entre população da periferia (com suas casas sendo derrubadas para as obras destes megaeventos, a torto e a direitA) e a elite (que reclamava dos ingressos caros) um catatau de complexas e inexplicáveis manifestações sem rumo. Algo que começou com a violência da polícia aos atos contra o aumento de tarifas de transporte público em São Paulo (inclusive contra jornalistas) e as edições de imagens mentirosas da grande mídia e terminou com tango-do-branco-maluco das manifestações sem bandeiras nas semanas seguintes.
E Mariana/MG? Desencadeou o que? A Vale precisa ser preservada, afinal, é a maior Mineradora do Mundo (o que não a faz gigante).

– Já dissemos que Gigante é Evandro Medeiros!!!!!
– E todos os que estão com ele!!!!

Mariana/MG, Rio Doce e suas margens, dois Estados (MG e ES) e um litoral completamente destruídos e um Estado (e seus capachos legisladores de MG e da Câmara Federal que, mesmo assim, diminuem mais ainda os obstáculos para as ações de exploração mineral no país) fortalecendo as ações de perseguição e julgamento de quem defende a solidariedade às vítimas.

No meio disso tudo (e um tanto mais), funda-se a República de Curitiba. E tem quem a saúda... Um escárnio de Estado Judicial a qualquer custo, sob o seletivo pretexto de combate à corrupção.
A demonstração mais tosca de justiça seletiva, bem ao gosto da elite branca, machista, bancária, latifundiária, midiática e rica (por isso, também, é elite) que reproduz sem uma ruga de vergonha na cara o velho mantra “aos nossos tudo, aos outros a lei”. Não nos faltam exemplos.
Quem aqui lembra das denúncias do Banestado/Itaú e HSBC? Das Agências na Assembleia Legislativa paranaense, com várias contas e um único “sacador”?
Ou as investigações do HSBC (investigação internacional que, no Brasil, referia-se num montante de 7 Bilhões de Dólares) e que implicou danos à Receita Federal e o envolvimento de bam-bam-bans da política, mídia e elite brasileira?
E olha que as histórias do HSBC beiram a uma relação de Senhor de Engenho e Escravos, mediada pelo “Gerente” Capitão do Mato. Histórias de fortalecer nossa indignação ao capital e ao silêncio de nossa mídia tupiniquim:



E a Operação Zelotes que deu prejuízo três vezes maior do que aqueles que envolveram desvios na Petrobrás? Não?
O “Listão da Odebrecht”? Aquela que o JN disse “ó, é muita gente, não dá pra falar todo mundo, nem escolher alguns”... Nada?
Panamá Papers? Ah!... não vinha ao caso...

gibanet.com

Ah! Mas tem a Lava-Jato!
Então tá... o Brasil das chuteiras ficou tão marcado com o 7 X 1 da Alemanha, na Copa do Mundo que o repete na política. Lula não pode ser Ministro, porque era investigado na Lava-Jato e, agora, Temer nomeia 7 investigados na Lava-Jato que, para desdém das indignações de camisas da CBF, ganham foro privilegiado no STF.
Aliás, no dia da posse da ratazana Temer, assistimos o horário político do PSDB. Discurso de “vamos agora nos unirmos pelo Brasil” (lembrando que o discurso um dia após a vitória de Dilma, ainda em 2014, foi de “oposição velada e incansável até este governo não aguentar mais”), em uma propaganda já preparada e um “silêncio ensurdecedor” de panelas. De fundo, o acordo jurídico-político de Gilmar Mendes e Aécio Neves, em mais um “engavetamento de processo” ao segundo.

dimassantos.com.br

Razões para ir as ruas e bater panela não faltam e mal cabem neste picadeiro de terra batida. Mas, se nesta (reconheço) superficial análise a coisa já desanda, o que vem pela frente mais do que assusta.

– Já falamos tanto disso, né Russo? (Strovézio).
– É vero, é vero... Que pena que nossas viagens chegam a tão pouca gente.
– É... mas chega... a um “montão de pouca gente”!
– Tá bom pra este picadeiro...

Esses tempos são, inquestionavelmente, de sinuca de bico. “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. No ditado popular o bicho é um só, na política eram dois, com a mesma verve. Alguns apetites diferentes, talvez.
Muitas coisas nos assustam. Temos temas para muita coisa daqui pra frente.
Por hora, alertamos para a foto abaixo:


O atual Ministério da Justiça incorpora o que antes eram as Secretarias dos Direitos Humanos, das Mulheres e da Promoção da Igualdade Racial (que ficam extintos enquanto tais). E, para geri-los (e feri-los), ao mesmo tempo em que irá “administrar” a Lei Antiterrorismo, ele... o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, advogado do PPC e de Cunha. Parafraseando Bolsonaro “o terror dos estudantes secundaristas e professores do Estado de São Paulo”, e que inspirou, certamente, a violência contra professores em vários estados do país, a exemplo do Massacre ao vivo e a cores, por todos os lados e pelo alto, em Curitiba, em 2015.
Isso pra não adentrar a extinção da Controladoria-Geral da União... Ai ai ai, o mantra do “fora corrupção”!

Enfim... sempre lembrando: nosso lugar, nestes tempos, sempre foi de oposição ao governo (pelo já dito lá em cima). Uma oposição à esquerda, programática.
Por hora, já estamos a “testemunhar” o absurdo dos que fazem fileiras em defesa do Governo. Justas fileiras, considerando o campo em que militam. Mas, incapazes de até nestes tempos de tensão e chantagens políticas, trazerem o Governo Federal verdadeiramente à esquerda.
Reconhecemos, contudo, um fato pouco entendido: antes a ascensão de Lula ao Governo Federal (da qual participei entre 2003 e 2008), a Polícia Federal era sucateada e o Procurador Geral da República tinha o nada louvável apelido de “Engavetador Geral da República”. Por essas que pouco se sabe das relações obscuras dos Governos FHC.
Os governos Lula deram estrutura e independência à Polícia Federal e à Procuradoria Geral da República.
É inegável que, principalmente o Governo Dilma, as investigações contra a corrupção ganharam força, assim como é inegável que Dilma não cometeu crime (a maracutaiada que agora é governo sim... e alguns crimes bem graves) e que as tais pedaladas fiscais são meras judicialização da política. Nada mais perigoso.
Mas, não acato a avaliação, que tende ao oportunismo fantasiado de vítima a la Frankenstein (o conflito da relação criador e criatura), de estar ao lado dos golpistas institucionais destes dias em que, por exemplo, a Lei Antiterrorismo assinada pelo Governo Federal (este que agora está em suspensão), ganha como Ministro da Justiça seu melhor representante.
Não está nos ombros dos setores em que este humilde picadeiro milita (Partido Comunista Brasileiro, ANDES/Sindicato Nacional, Movimento Nacional Contra a Regulamentação do Profissional de Educação Fìsica/MNCR... e, claro, o Universal Circo Crítico) o que virá pela frente.

A Epígrafe desta longa (e curta) reflexão é de Marx. Escritos na virada de 1851/1852. Nosso amigo/camarada João Paulo Dória (o Jampa, a risada mais “samurai” que conhecemos) foi quem nos mostrou...
Nada mais atual.
E ainda dizem que Marx está superado...

Tempos de intensificação da Luta e fortalecimento das trincheiras estão presentes. Muito presentes...


Venham Todos!
Venham Todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira