RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 1 de março de 2016

A Capoeira é de quem?

Tela Jogo de Capoeira, de Johann Moritz Rugendas (1802-1858)



“o homem que diz ‘dou’ não dá/
porque quem dá mesmo não diz/
O homem que diz ‘sou’ não é/
porque quem é mesmo é ‘não sou’/
O homem que diz ‘tô’ não tá/
porque ninguém tá quanto quer/
vai-vai-vai-vai-não vou”
(Canto de Ossanha – Badem e Vinícius)



            Ok...
            Vamos entrar numa seara que, possivelmente, não conhecemos muito. Não em sua raiz, em sua vivência concreta, em sua arte, suas cantigas, seu jogo e por aí vai.
            A Capoeira...
            Lembro, ainda em tempos de minha adolescência (ainda em São Paulo), que Capoeira tinha vários “sinônimos sociais” e todos eles se reduziam a “não faça capoeira, é coisa (de) marginal”. Claro, anos 80. Muitos dos Direitos pelos quais este picadeiro de terra batida vem se comprometendo, àquela época, eram cercados de preconceitos e pré-conceitos. Não que não estejam ainda hoje... Os dados sobre violência no Brasil são inquestionáveis, por exemplo.
            Negros e (mais ainda) Negras sofrem todos os dias por serem Negros e (mais ainda) Negras.
Mulheres? Também... vítimas de machismo (que nos anos 80 ainda era “quem sustenta esta casa” e por aí vai) e assédios até hoje.
            Pessoas com deficiência? Basta ver as nossas calçadas, transporte, acesso ao emprego... Lembremo-nos do outdoor no Paraná escrito “Pelo fim dos privilégios para deficientes”.
            Ser rockeiro/a, usar cabelo comprido também era e ainda é sinal de “tem alguma coisa errada com esse/a aí”.
            O que dizer do debate em torno da homossexualidade. Perseguidos, violentados, tendo que lutar por direitos simples de união civil estável, por exemplo.
            Sem falar no...
            – Russo! (Palhaço).
            – Fala, Strovézio...
            – A Capoeira... volta pra Capoeira...
            – Ah! Sim... empolgação e indignação, quando junta...
 
carybe capoeira drawings - Recherche Google
            Pois bom.
            Lembro que a primeira vez que pude “entrar” numa roda de capoeira foi a convite do meu grandessíssimo irmão de terras soteropolitanas, Haroldo Júnior. O Menino Pimpão já homenageado por essas terras circenses.
            Ele falava da Roda, onde todos se olhavam, todos cantavam juntos. Ele falava do “jogar com”, pois sem o/a companheiro/a na roda, “tu não joga com ninguém”. Ele falava de como a capoeira entrava em nossos corpos e nos libertava.
            E, naqueles tempos já pernambucanos, no meio da militância no Movimento Estudantil, eu brincava de capoeira... eu jogava capoeira... eu cantava capoeira...
            Não fiz capoeira, muito menos me formei Mestre de Capoeira, este sujeito de notório saber, como já reconheceu o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil, em 2008.
            Mas, eis que o Conselho Nacional do Esporte, ligado ao Ministério do Esporte formaliza a Capoeira e outras artes marciais com ESPORTE. Isso... Capoeira é (apenas?) Esporte.
            O ato foi no último dia 16 de fevereiro, No Clube Naval – Rio de Janeiro... Um “Ato Institucional” sobre uma manifestação que tem fronteiras mais largas e mais distantes do que o Esporte.


            Se é verdade que tal ato permite o apoio do Estado (Governo Federal, Ministério do Esporte e tals) à Capoeira, também é verdade que isso se dará pelo caminho da Confederação e as Federações Estaduais de Capoeira e, portanto, para a formação de “capoeras-atletas”. É o início do fim da Capoeira.
            Parece exagero?
            Então vejamos... O Presidente do suspeitíssimo, mafioso, violento, inescrupuloso Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) afirmou quando do ato:
“A capoeira é esporte, tem competições, são atividades importantes para o condicionamento físico. Crianças, adultos e idosos praticam a mesma para diminuir a obesidade e, principalmente, são atividades que têm federações e confederação. Já tinha aprovação do Conselho, mas ainda não havia a publicação do Ministério do Esporte de uma resolução a esse respeito”. Sem esquecer que, para esta entidade escrota, Capoeira é atividade física... e ponto.
           
            – Ajuda aqui, Strovézio...
            – Diz aí.
            – Na declaração do Ad Eterno presidente do CONFEF (blah!), tem jogo?
            – Tem não...
            – Tem ginga, mandinga?
            – Nadinha...
            – Tem cultura?
            – Na-na-ni-na-não!...

            Pois é... Esporte... competição... condicionamento físico... combate a obesidade... É a isso que o Sr. Máfia do CONFEF considera importante acerca da Capoeira? É a isso que ele reduz esta manifestação da cultura corporal?
            Explicando:
            Foi em um 7 de fevereiro (quase no mesmo dia, portanto) que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, em parecer assinado pela antropóloga Maria Paula Fernandes Adinofi, já nos alertava:
            “Popularizada como prática esportiva, o ensino da capoeira passou a ser disputado pelos profissionais de educação física que, através de normas do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), instituíram a exclusividade do ensino de qualquer modalidade esportiva ou atividade física em escolas, universidades e academias por graduados na área. Esta deslegitimação secular dos velhos mestres que nunca frequentaram os bancos da universidade em prol de agentes estranhos ao universo mental, à cultura, às tradições, à ‘mandinga, manha e malícia’ da capoeira (conforme sua definição por Mestre Pastinha) constitui-se em usurpação de um saber popular, desenvolvido e mantido à revelia do Estado e da sociedade letrada”
            O texto completo está em:

            Nosso picadeiro de terra batida não tem dúvidas.
            Nós, reiteramos, reconhecemos nosso limite de não ser capoeira. Mas, ousamos dizer o que ela não (apenas) é.
            Vemos, com o aval do Ministério do Esporte/Governo Federal, o movimento claro de uma instituição privada, que se entende (não para este espaço) como “representante” da Educação Física brasileira querer ser PROPRIETÁRIA de uma manifestação histórica e que vai além, muito além do que a Educação Física acumula enquanto conhecimento.
            Esperamos que os Capoeiristas e seus Mestres compreendam o “canto da sereia” que é este movimento institucional e, o quanto antes, possam reverter essa situação...
            Um passo para este “recaminho” está em um movimento interessante, organizado por Conselhos, Fóruns, Institutos e Associações voltados à Capoeira, à Cultura, ao Patrimônio. Convidamos a todos/as a dar um pulinho lá e contribuir com esse movimento.

            Do contrário, a Capoeira voltará aos porões do navio negreiro de nossa sociedade. Padecerá de banzo e de frio... como a ladainha do navio negreiro:

            “Que navio é esse
que chegou agora
É o navio negreiro
com os escravos de Angola
Acorrentados no porão do navio
Muitos morreram de banzo e de frio”
(O Navio Negreiro – Abadá Capoeira)


            Venham Todos!

            Venham Todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira