RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Conversa ao pé de ouvido de Luiz Fernando...







“Quando a gente acha
 que tem todas as respostas,
 vem a vida
 e muda todas as perguntas”
 (Luiz Fernando Veríssimo)







Seja muito bem-vindo, nosso mais novo pequeno Luiz Fernando. Filho recém chegado de Gil e César, nossos amigos daqui das bandas de Castanhal.
Chegas em 26 de setembro para dar mais alegria à grande família que o recebe e seus amigos e amigas. Vivas! Vivas!
Chegas como Luiz Fernando: Combatente e Guerreiro Glorioso que tens muitas viagens em um constante e ousado caminho para a paz. É assim que traduzimos a origem do seu nome, Luiz Fernando.
Tem muita coisa bacana para celebrar neste seu dia, 26 de setembro. Gente de tudo quanto é tipo e história (ator, atleta, pesquisador, poeta, escritora, bispo, cientista e o escambal) nasceu ou partiu neste dia, coisas importantes na história da humanidade, em muitos segmentos e, agora, tudo isso se soma com a sua chegada.
E por falar em festa, que sempre seguirá nos próximos 26 de setembro, já começamos com uma sugestão: sempre que celebrar seu aniversário, que tal um cineminha? Daí, vê que massa: vai juntando os amigos aqui, ali, escolhem o filme, marca a hora na porta do cinema e aí você diz, cheio de orgulho:

– Vocês sabiam que o Cinema mais antigo do mundo ainda em funcionamento foi fundado no meu aniversário?????
– OOOOOOHHHHHH! ! ! ! ! ! (exclamarão seus/suas amiguinhos/as).

Pois é.
É uma sala de cinema que já tem mais de 100 anos e funciona na cidade de Szczecin na Polônia. Chama-se “Kino Pionier”, ou algo como “Cine Pioneiro”
Tá vendo... olha que dá até roteiro de filme, hein? “O Menino do Cinema mais antigo do mundo!”...

– OOOOOOpa, deixa o roteiro com a gente. Tem que ser um filme com aventuras e gargalhadas! (Strovézio).
– Muito justo, meu nobre e cinéfilo palhaço.



Pois bom...
E não podia faltar a música nas celebrações deste pequeno picadeiro de terra batida. E começamos com o “Clássico”, pequeno Luiz Fernando, que, de certa maneira, aproxima o seu aniversário com o nosso, aqui.
Em 1969, os Beatles lançam o fantástico álbum (hoje seria CD, DVD e coisas assim) Abbey Road. Por que nos aproxima? Porque nós nascemos em 1969.
– 1969 para 2016... deixa ver... cai um, sobe outro, estamos falando de... (Strovézio)
– Deixa de tua graça, Strovézio (Russo)
– Tava só contando...

Pois então, né, Luiz Fernando... Voltando ao que interessa, que é o SEU dia de nascimento.
The Beatles era uma banda arretada e virou lenda.
Mas, levantamos uma hipótese romântica nesta conversa ao pé de ouvido.
Neste Álbum, temos a música “Oh! Darling...” e estamos levantando a possibilidade dela ter embalado o namoro de seus pais (Gil e Cesar) quando a Gil tava assim, meio pensando se topava ou não... Afinal, Cesar era um jovem elétrico, não parava quieto e coisa e tal...
Quem sabe?
Com a palavra, seus pais... Aqui, vai a música.



Mas tem mais música, visse? E de prêma.
Duas figuras importantes para a música brasileira têm, em 26 de setembro, seu lugar. Por sua chegada (Gal Costa) ou por sua despedida (Baden Powell). É algo como a Gal celebrar seu aniversário cantando seu amigo compositor que resolveu fazer música por outros ares justamente no aniversário dela.
Pode parecer até estranho, pequeno Luiz Fernando, mas, é quase que um presente, visse? Afinal, celebramos (aqui, por este picadeiro) todas as pessoas que entendemos ser importantes para nós e para a humanidade, por mais que seja uma “humanidade aqui perto”.
Aqui, na verdade, nossa primeira lição: sempre celebre as pessoas importantes de sua vida.
Então, e já que nascestes aqui, nesta terra estranha chamada Brasil, que tal celebramos você, Gal e Baden de uma vez só, certo?



Mas, além dela/e, é claaaaaaro que tem Rock’n’roll (para além dos Beatles).
E vamos de uma das bandas que mais curtimos aqui, chamada Nightwish (da Finlândia, pense num lugar “gelado” mas de rock valendo hehehe) e seu som metal sinfônico na voz forte e presente de Tarja Turunen. Mas, o aniversariante deste seu dia é o baixista da banda Sami Vänskä
A canção que aqui tocamos chama-se “Depois das colinas e longe” e conta a história de um prisioneiro injustiçado.
Para além do som, pequeno Luiz Fernando, deixamos mais uma lição, desta vez de justiça para levares sempre adiante. Sempre, mas sempre mesmo que tiveres alguma dúvida sobre o erro de alguém, sempre considere a possibilidade de o erro não ter existido. Depois de julgado e condenado, a desculpa fica muito mais difícil.



Por falar em gente bacana que também nasceu em 26 de setembro, um xará seu, lá das bandas do Rio Grande do Sul, lhe fará companhia na sua caminhada pelas letras. Assim esperamos, claro.
Luiz Fernando Veríssimo, um escritor de primeira e que embalou as primeiras leituras de todos os artistas deste picadeiro. Sempre nos lembramos de sua lendária crônica “Futebol de Rua”, e suas regras. Mais ele tem muito mais coisas bacanas pra te aventurares, desde cedo, na leitura.
Sobre esta crônica, o “Futebol de Rua”, é verdade que vivemos tempos em que jogar bola na rua (ou outras brincadeiras mais) anda bem difícil. Mas, torcemos para que você e seu irmão e amiguinhos ainda possam desfrutar desta dinâmica nos seus dias de infância. Já pensou, uma rua mais ou menos assim pra todo mundo brincar?... 

www.araquarela.com.br 
A ilustração que abre nosso papo é de um cartunista e animador norte americano chamado Winsor McCay e que, afirmam muitos especialistas, foi inspirador de Walt Disney – os desenhos que sempre assistimos no cinema. Ele também nasceu em um 26 de setembro... fica de inspiração para seus futuros desenhos, certo?

Pois bom...
Tem uma questão, digamos, mal resolvida no seu aniversário.
Como sabemos, no Brasil, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Mas existe uma linha, no próprio cristianismo, que coloca a celebração de Cosme e Damião para 26 de setembro. Parece que é um conflito de festa de aniversário de outro Santo, de nome São Vicente de Paulo. Mas, isso é coisa menos importante aqui neste picadeiro de terra batida e lona furada de circo.
Ainda que as Celebrações de São Cosme e Damião não tenha feito parte de minha infância, sabemos desta celebração aqui pelos doces e guloseimas que são distribuídos às crianças neste dia. Sei que na sua família, esta celebração acontece.
Mas o principal, meu pequeno Luiz Fernando, é a história de Cosme e Damião.
Eram dois irmãos, gêmeos, que viveram por volta de 300 d.C., e eram médicos, conhecidos pelo exercício da medicina sem cobrar nada das pessoas que atendiam.
Hoje em dia, essa relação é quase inexistente. Inclusive por muitos médicos, digamos, cristãos.
Para nós, o que é principal e fica como última lição desta conversa ao pé de ouvido é a lição da SOLIDARIEDADE.
Um valor difícil em tempos tão egoístas e individualistas como estes em que vivemos. A solidariedade é um bem precioso, Pequeno Luiz Fernando e quem sabe usá-lo com paciência e amor, seguirá sua vida sempre feliz consigo mesmo e os que estiverem a sua volta também assim serão.
Quem sabe, vens ensinar mais disso para nós?

Viva Viva, Luiz Fernando!
Sempre Vida Longa!

Venham Todos!
Venham Todas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira