RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

terça-feira, 21 de junho de 2016

Vai ter Reitora!!!!!


“A sociedade brasileira vive um processo profundo de crise oriunda do modelo de desenvolvimento adotado, que tem priorizado o pagamento da divida externa, demandando assim a realização de ajustes fiscais, com o objetivo de ‘fazer’ o superávit primário. A opção por este tipo de modelo tem rebatimento direto nos aspectos políticos, tendo como consequência o desemprego, a inflação e o crescimento econômico negativo. Coroando esta imensa crise econômica na qual o país está mergulhado, está também instalada uma crise ética e moral, o que vem desestabilizando o país e trazendo insegurança à população, sobretudo a mais vulnerável socialmente.

[...]
As Universidades enquanto formadoras de pessoas, produtoras de conhecimento (ciência e tecnologia) e socializadora dos resultados de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem como função primordial neste contexto tumultuado no qual está mergulhado o Brasil. A conjuntura atual exige da instituição Universidade um papel fundamental”
(Programa – Chapa Mudança e Ousadia para a UFPA)

Vez em quando é assim...
O picadeiro de terra batida e lona furada de circo convida nosso pequeno e estimado público a temas mais pontuais.
Assim o fazemos quando falamos do famigerado “Dia do Profissional de Educação” e a corja que o celebra (e não falamos daqueles que apenas celebram seu trabalho, mas a corja que celebra a entidade por traz da data), um tema mais claro – nem sempre – para quem é da área.
Assim o fazemos quando falamos da greve nas Universidades públicas, ainda que um tema mais amplo, por entendermos, também, que sua relação é com toda a sociedade.
E, justamente por falarmos em universidade, a UFPA (Universidade Federal do Pará, minha casa profissional) está vivenciando um intempestivo e extemporâneo (porque não estava na agenda oficial... surgiu nela) processo eleitoral. Teremos, de maneira forçosamente antecipada, eleições para a Reitoria da UFPA.
Isso aconteceu porque o último reitor resolveu sair candidato à prefeitura de Belém... tinha que renunciar para poder concorrer ao executivo municipal da capital paraense.
– Sem contar que tinha que filiar-se a uma sigla partidária, né não, Russo?
– Sim, isso é importante... e em tempos tão complexos, nebulosos, em que a sujeira de grandes partidos políticos e seus senhores de Casa Grande estão com ficha cada vez mais suja, nosso ex-reitor escolheu um Partido que pudesse realmente significar um outro futuro para a população sofrida de Belém...
– E qual Partido ele escolheu para este nobre desafio?
– O PMDB... 


Pois bom...
Professores, Técnicos Administrativos e Estudantes da UFPA irão eleger quem ocupará a Reitoria da maior universidade pública federal da região norte brasileira, no calendário mais corrido que já vimos nos últimos tempos.
– Irão eleger, mas com pesos diferentes, né Russo? (Strovézio).
– Exato Strovézio... é a velha fórmula de dar a um voto de estudante 1/3 (ou menos) de seu valor.
– Eita povo que tem medo de estudante, vigi!

São cinco chapas (número surpreendente para uma eleição organizada às pressas).
Quatro chapas Homem-Homem, tipo “FulanO e SiclanO” (ah!, este ser alfa.. aff!)
Uma chapa Mulher-Mulher. Aliás, não são apenas duas mulheres que formaram uma chapa. São duas Mulheres VA-LEN-DO, de Luta, de Compromisso com a Universidade Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade, socialmente referenciada.


Vera Jacob e Sandra Helena.

Figurinhas arretadas, Vera e Sandra não encaram apenas quatro chapas deveras masculinas. Encaram toda uma cultura de opressão contra minorias em luta e direitos conquistados. São duas mulheres que encaram muito mais do que “apenas” quatro chapas masculinas.
– Hei, Russo, nâo parece que o temer já foi deixando lições de poder e gestão em tão pouco tempo de interino-golpista: “Só homens sabem fazer o trabalho”?     
– Sempre atento, nosso Strovézio...

Nestas eleições, de muitas certezas e impressões, uma nos é essencial: o DNA do PMDB. De maneira in-ques-ti-o-ná-vel, em pelo menos duas chapas (ambas "geradas" pela gestão que renunciou)..
Ajudando a compreender: michel temer, romero jucá, jader e helder barbalho, eduardo cunha, josé sarney (como já dissemos, nada de letras maiúsculas para estes) e seus asseclas oportunistas vindos do DEM, PSDB “recém” partícipes do atual governo interino.. tá bom ou quer mais? Isso para não falar do que fez questão de se tornar o PT, quando percebeu (aos seus olhos) que o poder é bom e vale os conchavos para lá continuar.
Isso nos é claro, haja vista o reitor que saiu (por vontade própria, para concorrer à Prefeitura de Belém nas eleições deste ano... pelo PMDB), deixou candidato oficial. Aliás,  deixou “dois” candidatos oficiais, já que são ex-pró-reitores dele. Arrumadinho político arretado. Fora o fato de as outras duas chapas, digamos assim, se preservem bastante.
Além do DNA político, a “força” para estabelecer as frentes de campanha. A violência, aliás, se expressa de inúmeras maneiras.
Um passeio pelos diferentes locais da UFPA (na capital paraense ou no interior) são uma boa demonstração disso.
Não basta a disputa contra duas mulheres de luta.
Não basta a disputa com o apoio de velhos caciques da política (poderosos e endinheirados).
Não basta o “papo furado” de campanha pra conquistar voto, dizendo que farão ou defenderão o que nunca fizeram ou defenderam.
Tem que impedir que as pessoas saibam que tem Candidata de Luta!





É assim... sacou?

O fato é: temos uma candidatura que é de Ousadia e Coragem. Que é de Coragem pra mudar esta nossa Universidade. E mudando esta, teremos mudança em outras Universidades.
Não à toa, Vera Jacob e Sandra Helena e toda sua base de apoio entre professores, técnico-administrativos e estudantes definiram o nome da chapa: Mudança e Ousadia.
– Já dizia Lenin: A ousadia é o que dá sentido à vida. E se a vida segue com ousadia, ela se transforma. (Strovézio).
– Perfeito, Strovézio!



Não somos ingênuos.
Mesmo na Universidade, local (em tese) que temos uma concentração de pessoas esclarecidas (pelo menos tem acesso a), com capacidade de análise conjuntura, à esquerda ou até mesmo à direita (são poucos, neste lado, os que valem um bom debate), ao mesmo tempo que testemunhamos a mesma política do conchavo, da desinformação, da “troca de favores” ou “cobrança por favores antigos”, do balcão etc. se fazem presente também.
O oportunismo, então, nem vale a pena comentar.

– Tais referindo-se ao Levante Popular da Juventude e a UJS, né Russo? (Strovézio)
– Bando de incoerentes e oportunistas, às ruas denunciando o golpismo do PMDB no Governo Federal e apoiando candidato do PMDB pra Reitoria.

Mas, de tantas perguntas ou compromissos que aqui poderíamos mencionar, ousamos um mais simples, humilde.. como é o nosso picadeiro de terra batida e lona furada de circo.
Em tempos mais obscuros, com o mendoncinha do DEMo como ministro da educação e um Secretário de Ensino Superior representante das Instituições Privadas de Ensino Superior na cadeira ao lado, pergunto-me:
O MEC irá respeitar o resultado destas eleições na UFPA?
Irá usar o artifício da lista tríplice? E nomear aquele que lhe convém?
E os candidatos, irão defender que o Ministro da Educação nomeie quem for eleito pelo voto na Universidade Federal do Pará?
O Cartório Lúdico do Universal Circo Crítico aceita registrar as manifestações.

Este picadeiro tem candidata!
É Vera Jacob reitora e Sandra Helena vice-reitora!



E, com a palavra... nossas candidatas!


Venham Todos!
Venham Todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira