RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Meu Amigo Secreto...

            

            “Tenho nos olhos quimeras
            Com brilho de trinta velas
            Do sexo pulam sementes
            Explodindo locomotivas
            Tenho os intestinos roucos
            Num rosário de lombrigas
            Os meus músculos são poucos
            Pra essa rede de intrigas
            Meus gritos afro-latinos
            Implodem, rasgam, esganam
            E nos meus dedos dormidos
            A lua das unhas ganem
            ... e daí?”
            (Milton Nascimento)


               Começou a alguns dias, pelas redes sociais...
            Não vi como começou, quem deu a ideia, o que queria inicialmente... Mas, muita gente disse, bem ao estilo de “antes do presente”, quem era o amigo ou a amiga secreta, fazendo disso uma silenciosa (talvez carapuçamente) manifestação de desmascaramento... Ao que entendi, o alvo eram os machistas, os que violentavam suas mulheres, companheiras, namoradas, revelando suas hipocrisias.
            Bom... optamos por participar circencemente desta celebração pero no mucho e troca de presentes. Neste caso, mantemos o princípio de presentear com aquilo que diz mais de nós (que presenteamos) e que acreditamos ser importante.
           
Primeiro, Meu Amigo Secreto...
            Meu Amigo Secreto é Bom, sim, ele é bom... diz que frequenta a Igreja, que é de bem, que trabalha duro na vida e, por isso, defende a meritocracia, e investe em coisas boas para as pessoas que necessitam. Uma esmola aqui, “Criança Esperança” todo ano, e cumpre com os desígnios do amor e pena ao próximo.
            Ele se importa com o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável. Até apoia e desenvolve pesquisas para reflorestamento de pinheiros por um lado e a produção de sementes resistentes a fungos e outras pragas. Tem compromisso e Tradição (com “T”, de Transgênico) com a preservação do meio ambiente e produção de alimentos.
            Ele é preocupado com a Educação... mas, extremamente preocupado com a formação de crianças e jovens. Decide o que, como, quanto tempo ensinar. E também o que NÃO ensinar. Por exemplo, trata a política como a pior coisa a ser aprendida nas escolas. Mas sempre preocupado com o futuro delas e sua formação para o Mercado de Trabalho.
            É também é preocupado com a formação superior, com a pesquisa. E só pesquisa bacana, para o bem do mundo. O fato de poucos ganharem muito dinheiro com as pesquisas que financia é apenas um detalhe inconsequente de Farmacêuticas, Bancos, Empreiteiras, Mineradoras. O que importa é que produz conhecimento.
            Ele defende a paz... e  arma todo mundo e O Mundo para ter certeza que a humanidade ficará em paz. Só não acha que tem culpa por não ter dado certo ainda. Afinal, o que mata não é a arma (ou a ordem), mas quem puxa o gatilho. A perfeita harmonia entre pombas e bombas.
            Adora Esporte, Cultura, Música e tals... apoia grandes eventos esportivos, grandes espaços culturais e shows para a população se esbaldar de cantar e dançar. Estádios/Arenas, Campos de Golfe e casa de espetáculos ou enormes palcos ao ar livre. Ingressos caros? Moradias demolidas e famílias expulsas de seus lares? “Cultura” de qualidade suspeita? Oras... eles apenas financiam, né? Esporte faz bem, Cultura ensina, Música todo mundo gosta...
            Por fim – nossa, é tanta coisa pra falar de meu amigo secreto! – ele é um “grande homem”. Um Homem com “H”... defende a moral o zelo da família, os bons costumes e a decência. É um extremamente irredutível, inflexível, intransigente ao que considera errado, vulgar e indecente de nossa boa e ordeira sociedade. E se preciso for usar a violência em nome da família (e violência implica injúria, ofensa, surra e o escambal), ainda assim entende que será sempre uma pessoa de bem... como disse na minha primeira fala sobre “Meu Amigo Secreto é...”
            Oque ele gostaria de ganhar? Ah! Isso eu sei...



            Mas, como disse, nós damos o presente que, do nosso ponto de vista, faça sentido, faça “sair do lugar”, ver algo diferente...
E o nosso presente é para ele estudar e tentar descobrir o que está fazendo, por que está fazendo, por quem está fazendo... Talvez ajude...
           


           Enfim... meu Amigo Secreto não é gente... se faz de humano, mas despreza a humanidade. Mas o que ele é, que faz dele o que ele pratica, é gente. Senhor/a de seus atos.
            A ele, meu desprezo e as palavras de Milton Nascimento...

            “Iguarias na baixela
            Vinhos finos nesse odre
            E nessa dor que me pela
            Só meu ódio não é podre
            Tenho séculos de espera
            Nas contas da minha costela
            Tenho nos olhos quimeras
            Com brilho de trinta velas
            ... E daí?”

            Aos verdadeiros amigos, companheiros, camaradas... Lutadores e Lutadoras do Povo, meu agradecimento por existirem.

            Celebramos Todos!
            Celebramos Todas!    
         

            



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira