RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Dia do Professor... e da Professora...



            “O conhecimento nos faz responsáveis”, dizia Che!
            “Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica”, afirmava Paulo Freire!
            Darcy Ribeiro disse uma vez: “Fracassei em tudo que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu!”
            Um dos mais importantes educadores brasileiros da atualidade, Prof. Demerval Saviani nos ensina que “o papel da escola não é o de mostrar a face visível da lua, isto é, reiterar o cotidiano, mas mostrar a face oculta, ou seja, revelar os aspectos essenciais das relações sociais que se ocultam sob os fenômenos que se mostram à nossa percepção imediata”.
            O grande e intrépido revolucionário Leon Trotsky sentenciava: “expor aos oprimidos a verdade sobre a situação é abrir-lhes o caminho da revolução”
            E Rosa? Nossa Rosa Luxemburgo? O que queria nos ensinar quando nos dizia que “quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem”?
            Alguns talvez aqui não conheçam Anísio Teixeira (ou nunca tenham entendido o que é o INEP – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira). Mas, nestes tempos de atenção com a Educação Pública, ele afirmava já há algumas décadas atrás que “só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país uma máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública”.
            Confúcio (Mestre Kong), um filósofo chinês lá das bandas dos anos 500... antes de Cristo, já dizia: “Se quiseres prever o futuro, estuda o passado”...
            – Dois mil e quinhentos anos depois, ele certamente diria assim: “Eu te disse, não te disse?” (Palhaço)
            – Taí, gostei, Strovézio...
            E por aí vai. Uma tuia de gente na história falou ou fala alguma coisa sobre educação... Até o idiota do “Olavão”...
            Se tem uma pessoa, um “personagem” da história que segue os séculos e sempre está presente, é o professor e a professora. Em que pese A ProfessorA ser uma baita maioria.
            E hoje, então?
            O que não faltou foi expressões de carinho e reconhecimento sobre “Valeu! Fessor!”, “Viva! Fessora!”... Fotos nas redes sociais, cumprimentos aqui e ali, nos corredores da Universidade. Nos sites de notícia? Bom, não encontramos muita coisa não...
            – A Política anda quente... (Palhaço)
            – E muito mal educada, Strovézio...
            Celebramos, então, 15 de outubro... Celebramos, mas estamos atentos ao que este dia NÃO representa também...
            Deem um passeio no google. Coloquem “15 de outubro” e abram as imagens. O que encontramos? Quadros com os dizeres “Dia do Professor”...


            Bom, arriscaria tranquilamente meus cachos em aposta: a maioria mais que absoluta de nosso público teve, em sua vida escolar, mais ProfessorA, do que professor...
            Mas, nestes tempos e neste dia, em que é sempre possível, celebrar, também celebramos.
            Celebramos...
            Os e As Professores/as das Escolas Públicas estaduais do Paraná, do Pará, de São Paulo, de Goiás, do Rio Grande do Sul que entraram nos noticiários nacionais de 2015 (não apenas) machucados, surrados, com marcas de bala-de-borracha no corpo... E dos demais estados que este humilde picadeiro de terra batida esteja desatento em lembrar.

            Celebramos...
            Os a As Professores/as das Universidades Públicas Federais e algumas estaduais que vem sofrendo com a precarização da carreira, das condições de trabalho, com os cortes na Pesquisa & Desenvolvimento e ainda tem que suportar parte de seus alunos com bandeiras individualistas de “Queremos aula”, porque estão preocupados com o Mercado de Trabalho.
            – Bandos de Idiotas, na acepção mais filosófica do termo (Palhaço)...

            Celebramos...
Os e As Professores/as que estão ameaçados com as Leis estapafúrdias de nosso Congresso Nacional, de “Escola sem Partido” e “Lei contra o assédio ideológico”.
            Celebramos...
Os e As Professores/as que assistem o desmando da educação pública neste país, ainda que resistentes. Um país que já fechou nos últimos 10 anos mais de 40 mil escolas do campo. QUA-REN-TA MIL! Que em São Paulo tem um governo que A-NUN-CI-A que vai fechar escolas e bota a polícia para reprimir os alunos, os que estão defendendo a escola pública... E que a defendem de maneira firme, mas também muito expressivas.
            
Celebramos...
Os e As Professores/as que lutam, todos os dias, dia após dia, por uma educação que verdadeiramente transforme a vida de nossas crianças, de nossa juventude, de nossos adultos e idosos que “perderam” seu outro tempo de estudar...
Celebramos estes e muitos tantos que não sabemos, que não conhecemos, mas que lutam por e como nós lutamos.
Como Professor, agradeço aos abraços, pessoais e virtuais, recebidos... às ligeiras, singelas e verdadeiras homenagens...
E que possamos, neste e todos os dias, celebrar nossa capacidade de lutar e continuar lutando...
Não é este Picadeiro de terra batida e lona furada que trará, neste dia, as melhores palavras para celebrar o Dia do Professor e da Professora. Nem queremos... Porque educação não é constituída de meritocracia... Educação é constituída de sonhos, solidariedade e transformação... E isso tudo não se faz sozinho!

Viva os Professores e Professoras, Lutadores e Lutadoras do Povo!
Venham Todos!
Venham Todas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira