RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Professores no Xilindró!!!!!

"Gran calavera eléctrica"
José Guadalupe Posada



“Esse mundo, que oferece o banquete a todos e fecha a porta no nariz de tantos, é ao mesmo tempo igualador e desigual: igualador nas ideias e nos costumes que impõe e desigual nas oportunidades que proporcionou” (Eduardo Galeano)
         



               Isso aí, de Galeano, pode, em breve, virar motivo de prisão.
            Essa semana que passou procurei, em meio à minha atenção ao trabalho e estudos, atentar-me também aos Jornais, que “noticiam as notícias”.
            O Deputado Federal Jean Wyllys teve uma fala deturpada pelo Deputado Federal Eder Mauro (um escroto, do Pará...) e que foi divulgada pela internet e telefonias (watzaps)... Uma grosseira manipulação da fala do primeiro, bem ao estilo de nosso jornalismo tupiniquim... e tratava-se de um debate sobre violência e sobre família.
           
          Alheio a isso, a Câmara dos Deputados aprovou a construção de um shopping, anexo à própria. Ao custo total de 1 Bilhão de reais. E houve deputado que comparou o Presidente da Câmara, Luis Eduardo Cunha, à Juscelino Kubitschek e, assim, comparou a construção do shopping à própria construção de Brasília.
         Nenhuma destas questões foram abordadas pela nossa imprensa brasileira, particularmente a mídia televisiva. Não me parecem questões pequenas.
            Primeiro, um deputado que altera, edita, inverte, retira a fala de um outro deputado (à qual faz oposição) para formar a opinião pública e, segundo, a decisão de usar recursos públicos para a construção de um Shopping ao lado da Câmara dos Deputados (e há dois anos víamos cartazes e mais cartazes de crítica – algumas hipócritas, de quem tinha ingresso na mão – à construção de Estádios para a Copa do Mundo).
            Mas, onde quero chegar?
            Ao Projeto de Lei 1411/2015 que “tipifica o crime de Assédio Ideológico e dá outras providências”, do Deputado Rogério Marinho, tucano potiguar. E duas coisas chamam a atenção neste PL.
            A primeira: inclui o inciso VIII no artigo 16 do ECA. Este artigo versa sobre o “direito à liberdade compreende os seguintes aspectos”, dentre eles, a participação da vida política, religiosa e comunitária. O inciso: “Adotar posicionamentos ideológicos de forma espontânea, livre do assédio de terceiros”.
            A segunda: modifica o artigo 146 do Decreto Lei 2848 de 1940, com a seguinte redação: “expor aluno a assédio ideológico, condicionando o aluno a adotar determinado posicionamento político, partidário, ideológico ou constranger o aluno por adotar posicionamento diverso do seu, independente de quem seja o agente” e descreve as possíveis detenções.
            Veja o link da Câmara dos Deputados:
            Pois bom...
            O fato de o (pseudo)nobre deputado referir-se APENAS ao Caderno de Teses do Partido dos Trabalhadores (todo partido tem algo parecido com Caderno de Teses para suas convenções e tals) já é uma limitação sem tamanho. Mas o que mais assusta, preocupa e até surpreende é o que há de ausente e o que pode acontecer à luz deste PL se transformado em Lei.
            O que assusta é fácil dizer (pela ignorância e burrice deste deputado e de quem o acompanhar – no parlamento ou fora dele): que ideologia é atributo apenas do pensamento de esquerda e afins (sem entrar no mérito sobre quem é esquerda), que a Direita, que a Igreja, que a Imprensa, que a Mídia, que a Arte, que o Esporte e tals NÃO TEM IDEOLOGIA!... Bom, não vamos perder muito tempo em dizer o contrário. Mas, para registro: É CLARO QUE TEM!!!! E, mais: a defendem todos os dias...
            – Então, todo mundo no xilindró!!!! (Palhaço).
            – Aí é que tá, Strovésio... Não é bem assim.
            É aí que vem o que preocupa e que é mais grave do que o que assusta. E vou ficar no lugar em que fico mais a vontade, a Educação (quer a Educação Básica, quer a Formação de Professores).
Professores que deem aula numa perspectiva crítica no campo da Pedagogia, da Educação FAZEM um trabalho que tem uma manifestação teórica E ideológica (considere o que eu disse sobre o que assusta).
Assim entendido:

Quem fizer isso na Educação Básica (inclusive na Educação Infantil)? Teje Preso!
Se a formação de professores discutir Paulo Freire? Dermeval Saviani? Vygotsky? Teje Preso!
Se defenderes as culturas afrodescendentes? Teje Preso!
Se fizeres crítica à Religião na Educação Pública? Teje Preso!
Se disseres que é ateu? Teje preso!
Se disseres que é comunista? Teje preso!
Os dois? (é, tem comunista que se considera cristão. Tipo “Ateu, Graças a Deus!”)
Mulheres? Negros? LGBT?... Teje Preso e tudo junto!
E se fizeres qualquer dinâmica, pergunta, provocação científica, problematização, oficina, vivência, roda de debate, júri simulado e o ESCAMBAL em sala de aula que se pareça “aos olhos da vítima” como uma ação de ideologização em sala de aula, chame a Polícia Federal! Estás a cometer crime contra a nação!
Mostrar, como Galeano, que a desigualdade de oportunidades é motor do Modo de Produção Capitalista e defender o seu contrário (o socialismo e, no seu avançar, o comunismo), cer-ta-men-te vai dar cadeia!!!!!
Eu já decidi: se este PL virar Lei, toda vez que eu entrar na sala de aula, colocarei o telefone da Polícia Federal no canto superior ESQUERDO do quadro.
Se defender Golpe Militar, Feminicídio, “direito ou não de estuprar” (Vide Bolsonaro), construção de shopping, direito de adulteração de imagens, terceirizar os trabalhadores, arrocho fiscal etc. está se tornando normal em terras brasilis, não é insuspeito acreditar que este PL vire Lei... e passarei a dar aula atrás das grades: um mês preso, um mês em sala de aula...
E, acreditem: tenho aluno que está torcendo por isso!
Está ficando perigoso... bastante perigoso...
Venham Todos!
Venham Todas!
           


2 comentários:

  1. Genial, como sempre!
    Quando nos encontramos pessoalmente, vou te contar uma história do meu mestrado. Mas já adianto: Estaria presa.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Magna...
    Isso talvez aconteça até o final do meu Doutorado... Marx, Leontiev,Saviani...
    Doutor no Xilindró..

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira