"Gran calavera eléctrica" José Guadalupe Posada |
“Esse mundo, que oferece o banquete a todos e fecha a porta no nariz de tantos, é ao mesmo tempo igualador e desigual: igualador nas ideias e nos costumes que impõe e desigual nas oportunidades que proporcionou” (Eduardo Galeano)
Isso
aí, de Galeano, pode, em breve, virar motivo de prisão.
Essa
semana que passou procurei, em meio à minha atenção ao trabalho e estudos,
atentar-me também aos Jornais, que “noticiam as notícias”.
O
Deputado Federal Jean Wyllys teve uma fala deturpada pelo Deputado Federal Eder
Mauro (um escroto, do Pará...) e que foi divulgada pela internet e telefonias
(watzaps)... Uma grosseira manipulação da fala do primeiro, bem ao estilo de
nosso jornalismo tupiniquim... e tratava-se de um debate sobre violência e
sobre família.
Nenhuma
destas questões foram abordadas pela nossa imprensa brasileira, particularmente
a mídia televisiva. Não me parecem questões pequenas.
Primeiro,
um deputado que altera, edita, inverte, retira a fala de um outro deputado (à
qual faz oposição) para formar a opinião pública e, segundo, a decisão de usar
recursos públicos para a construção de um Shopping ao lado da Câmara dos
Deputados (e há dois anos víamos cartazes e mais cartazes de crítica – algumas hipócritas,
de quem tinha ingresso na mão – à construção de Estádios para a Copa do Mundo).
Mas,
onde quero chegar?
Ao
Projeto de Lei 1411/2015 que “tipifica o
crime de Assédio Ideológico e dá outras providências”, do Deputado Rogério
Marinho, tucano potiguar. E duas coisas chamam a atenção neste PL.
A
primeira: inclui o inciso VIII no artigo 16 do ECA. Este artigo versa sobre o “direito
à liberdade compreende os seguintes aspectos”, dentre eles, a participação da
vida política, religiosa e comunitária. O inciso: “Adotar posicionamentos
ideológicos de forma espontânea, livre do assédio de terceiros”.
A
segunda: modifica o artigo 146 do Decreto Lei 2848 de 1940, com a seguinte
redação: “expor aluno a assédio ideológico, condicionando o aluno a adotar
determinado posicionamento político, partidário, ideológico ou constranger o
aluno por adotar posicionamento diverso do seu, independente de quem seja o
agente” e descreve as possíveis detenções.
Veja
o link da Câmara dos Deputados:
Pois
bom...
O
fato de o (pseudo)nobre deputado referir-se APENAS ao Caderno de Teses do
Partido dos Trabalhadores (todo partido tem algo parecido com Caderno de Teses
para suas convenções e tals) já é uma limitação sem tamanho. Mas o que mais
assusta, preocupa e até surpreende é o que há de ausente e o que pode acontecer
à luz deste PL se transformado em Lei.
O
que assusta é fácil dizer (pela ignorância e burrice deste deputado e de quem o
acompanhar – no parlamento ou fora dele): que ideologia é atributo apenas do
pensamento de esquerda e afins (sem entrar no mérito sobre quem é esquerda),
que a Direita, que a Igreja, que a Imprensa, que a Mídia, que a Arte, que o
Esporte e tals NÃO TEM IDEOLOGIA!... Bom, não vamos perder muito tempo em dizer
o contrário. Mas, para registro: É CLARO QUE TEM!!!! E, mais: a defendem todos
os dias...
–
Então, todo mundo no xilindró!!!! (Palhaço).
–
Aí é que tá, Strovésio... Não é bem assim.
É
aí que vem o que preocupa e que é mais grave do que o que assusta. E vou ficar
no lugar em que fico mais a vontade, a Educação (quer a Educação Básica, quer a
Formação de Professores).
Professores
que deem aula numa perspectiva crítica no campo da Pedagogia, da Educação FAZEM
um trabalho que tem uma manifestação teórica E ideológica (considere o que eu
disse sobre o que assusta).
Assim
entendido:
Quem fizer isso na Educação Básica (inclusive na Educação Infantil)?
Teje Preso!
Se a
formação de professores discutir Paulo Freire? Dermeval Saviani? Vygotsky? Teje
Preso!
Se
defenderes as culturas afrodescendentes? Teje Preso!
Se fizeres
crítica à Religião na Educação Pública? Teje Preso!
Se
disseres que é ateu? Teje preso!
Se
disseres que é comunista? Teje preso!
Os dois?
(é, tem comunista que se considera cristão. Tipo “Ateu, Graças a Deus!”)
Mulheres?
Negros? LGBT?... Teje Preso e tudo junto!
E se
fizeres qualquer dinâmica, pergunta, provocação científica, problematização,
oficina, vivência, roda de debate, júri simulado e o ESCAMBAL em sala de aula
que se pareça “aos olhos da vítima” como uma ação de ideologização em sala de
aula, chame a Polícia Federal! Estás a cometer crime contra a nação!
Mostrar,
como Galeano, que a desigualdade de oportunidades é motor do Modo de Produção
Capitalista e defender o seu contrário (o socialismo e, no seu avançar, o
comunismo), cer-ta-men-te vai dar cadeia!!!!!
Eu já
decidi: se este PL virar Lei, toda vez que eu entrar na sala de aula, colocarei
o telefone da Polícia Federal no canto superior ESQUERDO do quadro.
Se
defender Golpe Militar, Feminicídio, “direito ou não de estuprar” (Vide
Bolsonaro), construção de shopping, direito de adulteração de imagens,
terceirizar os trabalhadores, arrocho fiscal etc. está se tornando normal em terras brasilis, não é insuspeito
acreditar que este PL vire Lei... e passarei a dar aula atrás das grades: um
mês preso, um mês em sala de aula...
E,
acreditem: tenho aluno que está torcendo por isso!
Está
ficando perigoso... bastante perigoso...
Venham Todos!
Venham Todas!
Genial, como sempre!
ResponderExcluirQuando nos encontramos pessoalmente, vou te contar uma história do meu mestrado. Mas já adianto: Estaria presa.
Pois é, Magna...
ResponderExcluirIsso talvez aconteça até o final do meu Doutorado... Marx, Leontiev,Saviani...
Doutor no Xilindró..