RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

domingo, 17 de maio de 2015

O Estado, a Família e a Propriedade Privada...




“A velha sociedade, baseada nos laços de parentesco, é destruída em decorrência do choque entre as classes sociais recém-formadas. Em seu lugar surge uma nova sociedade, organizada em Estado, cujas unidades inferiores já não são agrupamentos sedimentados em laços de parentesco, mas unidades territoriais, uma sociedade em que o regime familiar está totalmente submetido às relações de propriedade e na qual se desenvolvem livremente as oposições de classe as lutas de classes que constituem o conteúdo de toda história escrita até nossos dias” (F. Engels – A origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado).




            Ao gosto dos bons (a “já faz tempo!”) tempos do ArcaMundo e que, de certa maneira, conduziu os primeiros caminhares de nosso picadeiro – escrever aos domingos – fiquei o dia a atualizar as notícias, as crônicas, os editais, as colunas na internet quanto na imprensa escrita (impressa) sobre os mais variados assuntos e, ao final do dia, dando um “alongamento” ao cérebro às tarefas da semana (com a leitura acima, de Engels, o grande e presente companheiro e amigo de Karl Marx). A Família, A Propriedade Privada e o Estado...
            Bom... isso aqui é um “blogadeiro”, um “picadeiro em forma de blog”... Já acho que escrevo textos longos demais para o perfil deste espaço.

            – Mas escreve bonito (o Palhaço)
            – Grato, meu camarada de cambalhotas! Suas palavras assim, de surpresa, são muito benvindas...
            – Como a gente combinou, né? (de novo ele).
            ...

            O que me despertou o tema da Família foi o 15 de março que, hoje, descobri que se trata do Dia Internacional da Família. Ao mesmo tempo em que pipocaram comemorações em Escolas e algumas bravas manifestações que dão ao conceito de família, digamos, ampliado, um tal de Deputado Federal (E Pastor Evangélico) Sóstenes Cavalcante (do PSD carioca), evangélico vinculado ao pra lá de conservador Silas Malafaia, preside a Comissão Especial que analisa do Estatuto da Família. E, neste posto, é categórico: “a união de pessoas do mesmo sexo não forma uma família e é inconstitucional”...
            Evidentemente, neste ponto, evidencia-se, também, o tema Estado, pois no entender do nobre (sic!) deputado-pastor, ou pastor-deputado, sei lá, não sendo família, não pode ter proteção do Estado.
            Parece-me estranho, mas o que fica no ar que é no legislativo brasileiro, amplia-se cada mais a manifestação privatista do direito: direito este pra um, mas não pra uma tuia de outros.
            Mas, percebamos: é uma relação recíproca e necessária. O Estado precisa e prescinde da Família para ser como tal e a Família, precisa do Estado, para se garantir como tal (vide os caminhos que se quer constituir pelo deputado Sóstenes.
            A síntese disso é a própria propriedade privada... do direito a qualquer proteção do Estado por conta do conceito de família que se constitucionaliza.
            Tripé arrumadinho, esse.

          
  Mas, como o dia foi longo, ainda fiquei pensando um pouco mais e lendo um pouco mais. E eis que me deparo com duas notícias de um “Mundo” mais próximo ao meu: o Esporte. A primeira, sobre o atleta de Ginástica Artística Angelo Assumpção. O ginasta simplesmente compõe a equipe brasileira de ginástica artística.
            – Ah! Tipo Seleção Brasileira???? (Palhaço)...
            – Pois é... tipo seleção brasileira. Mas, ele é negro e, portanto, também corre o risco de sofrer com o racismo. Inclusive entre os dele:

         
   Outra matéria foi sobre a ex-atleta de futebol (alías, ex-capitã da Seleção Brasileira) Elane dos Santos. Sua história é típica de muitos/as que tentam o futebol para ascender socialmente, inclusive com a secundarização dos estudos. Hoje, aos 48 anos de idade (o que, no futebol, poderia ser “aposentada”), é motorista de ônibus do Rio de Janeiro.

Claro, não temos aqui nenhuma expressão de diminuir a importância desta categoria de trabalhadores... Quem a diminui é o Estado e a propriedade privada do transporte... público.
            – Como assim, público? (Palhaço).
            ...


            O que me leva a pensar no tripé escrito por Engels? É o fato de (além de toda corrupção e absoluta falta de transparência “se-já-lá-do-que-for” do esporte brasileiro) essa entidade, o Esporte, que representa o país e tal, usa, como imagem (também) justamente os símbolos do Estado: Bandeira, Hino Nacional e o escambal. Mas, privatiza tudo o que dentro de seu escopo institucional representa. Porém, assim como a velha manifestação de nossa constituição de que “todos são iguais perante a Lei” (mas uns são mais iguais que outros), o racismo e o abandono (maior no esporte feminino) imperam... porque a questão de fundo é o lucro, a medalha, a manutenção do status quo branco e machista que, “bora combinar” é expressão hegemônica de uma manifestação, também, da família. Ou de um tipo de valores de família.
            Realmente, lembro que domingos de outrora, parecia que eu era mais, digamos, inspirado...
            Mas hoje é domingo... me dei a ler tudo isso, a descansar, voltar a ler e colocar essas ideias no nosso picadeiro.
            E você... que Família defende? Que Estado defende?

            Venham Todos!
            Venham Todas!
            Marcelo “Russo” Ferreira
PS.: foi “curiosa” a pesquisa de imagens sobre família na internet e no google foi MAJORITARIAMENTE heterossexual e branca... a primeira que saiu deste script, veio somente em forma de desenho... deu pra sacar?

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira