RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ah!,.. o racismo de novo!



“Quilombo
Que todos fizeram com todos os santos zelando
Quilombo
Que todos regaram com todas as águas do pranto
Quilombo
Que todos tiveram de tombar amando e lutando
Quilombo
Que todos nós ainda hoje desejamos tanto”
(Gilberto Gil)

            Vez em quando ficamos assistindo o que é cotidiano em nossa nação: pobres, negros, mulheres, latinos, velhos, campesinos, trabalhadores braçais (pedreiros/as, garis, carteiros/as – andam p’ra dedéu! – faxineiros/as etc.) e os de “outros braçais” (principalmente professores/as) sempre sendo chacoteados, desrespeitados, muitas vezes sequer escutados pela nossa elite tupiniquim, pela Imprensa desqualificada desta nação e, principalmente, pelo Estado (sempre a serviço da elite e da imprensa) brasileiro.
            Já está nas redes sociais (é, o Universal Circo Crítico entrou nessa, só não tem perfil ainda) algumas novas pérolas do racismo presente no estado brasileiro. Desde 21 de dezembro (ou seja, há um mês, mas só agora, digamos, “revelado”), uma Ordem de Serviço (nº 8º BPMI-822/2012) do Comandante da 2ª Cia PM fazia lá as suas recomendações aos seus subordinados de farda e camburão. Eis a pérola:
            “(...) – isso, aqui no Circo, significa “blá-blá-blá” – focando em abordagens a transeuntes e em veículos em atitude suspeita, especialmente indivíduos de cor parda e negra”... isso a jovens entre 18 e 25 anos de idade.
            Fiquei pensando em grupos de 3 a 5 indivíduos, pardos e negros, a pé ou em carro e encontrei algumas coisas, digamos, intrigantes (para o tema).

Crianças em fila, escondendo o rosto.. isso é muito suspeiro!

Mulheres negras sem roupas escondendo homens negros sem roupas... Suspetíssimo!!!!

Crianças negras sorrindo???? Tem alguma coisa errada!

Agora sim.. Crianças negras no beco! Teje Presa!


Em Campinas, inicialmente, o “Alto Comando” ficou meio indignado, emitindo uma nota do tipo “ Discriminação e racismo é o fato de explorar essa situação de maneira irresponsável e fora de contextualização”.
Bom... num país em quem 252 mil presos são jovens entre 18 e 29 anos, em que a cada hora 7 jovens “adentram” no Sistema Prisional e que a grande maioria é pobre, negra, jovem (já dissemos isso) e, contextualizando mais ainda, sem educação de qualidade, trabalho (mesmo a venda da força de trabalho) de qualidade, sem salário digno, sem direitos, sem sonhos (principalmente nas grandes cidades)... realmente, foi tudo pouco contextualizado.
Mas, é preciso lembrarmos que o racismo, assim como a violência à mulher, assim como a terrorização dos Movimentos Sociais (fechando escolas, expulsando agricultores), o descaso com as causas indígenas e quilombolas, a “favelização” da favela e a limpeza social em bairros periféricos mas de grande interesse imobiliário, tudo isso faz parte do mesmo contexto, do mesmo descaso, das mesmas lutas que, em nossa Lona Furada de Circo de chão batido, tocamos todo dia.
... e as imagens que aqui ousamos colher, penso, não nos deixa mentir.

A Elite é racista...
A Burguesia também o é...
O Estado que eles sustentam tanto quanto...
A Imprensa brasileira, nem comentamos...

Nossa Luta não!

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

PS.: A Primeira Imagem é da icônica foto que o fotojornalista Luiz Morier realizou em 1983. O flagrante mostra seis moradores negros de uma comunidade sendo presos por um PM, amarrados pelo pescoço como escravos humilhados. Depois foi constatado que eram todos trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira