RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Conversal ao Pé-de-ouvido de Sofia Beatriz


“Si España reconoce nuestros derechos, tendrá en Cuba una hija cariñosa; si persiste en subyugarnos, estamos resueltos a morir antes que someternos a su dominación”
(Grito de Yara – Cuba – 10 de outubro de 1868)


            Saudações nossa Pequena Sofia Beatriz... O Universal Circo Crítico te saúda, ainda que com um pouco de atraso. Mas é que o telegrama de sua chegada demorou um pouco para chegar até nós. Claro, isso não diminui nossa alegria por sua chegada, que nos apresenta, logo no nome, nossa contínua busca por Sabedoria e Felicidade.
            Ao tomarmos conhecimento de sua chegada e do significado que quizeram, Débora e Júnior (seus pais, a quem também saudamos), dar a seu nome, imediatamente pensamos em nossas lutas, em nossos aprendizados, em nossos conhecimentos. Sabedoria e Felicidade: um par perfeito, já que a Sabedoria ainda é um bem pela qual lutam homens e mulheres mundo afora. E a Felicidade plena, ampla, irrestrita à toda humanidade é outro valor que cultivamos em e por todos os lugares que passamos... inclusive nossa humilde, sempre indignada e sempre esperançosa lona de circo rasgada.
            Como sempre, fomos na história e buscamos, aos olhos e sentimento de nosso Picadeiro, o que de melhor pensamos em compartilhar e celebrar contigo, Pequena Sofia Beatriz – nossa Grande expressão de Sabedoria e Felicidade – neste 10 de outubro. Como sempre, fatos históricos, conflitos bélicos, inagurações, descobertas, vitórias e derrotas, Pesoas que nascem, Pessoas que se despedem... a História da humanidade sempre nos permite olhar para nós todos os dias. E assim o é com o 10 deoutubro, Dia, também de Sofia Beatriz.
            Bom, para uma paraense papa-xibé, tu não podia ter chegado em melhor data, né? Já vá preparando o Pato no Tucupi, o Arroz Paulista, o Vatapá e a Maniçoba e todas as iguarias da culinária paraense. Afinal, já está confirmado: quando fizeres 3 aninhos, será um sábado, véspera do Círio de Nazaré, festa popular e religiosa desta terra que recebeu de braços abertos e de coração grandioso nosso Universal Circo Crítico. E quando fizeres 9 anos, será no próprio dia da Nazica. Ou seja, festança grande e garantida! E, justamente pelo caráter laico de nosso Picadeiro, desejamos que todos os 10 de outubro, independente de qual dia da semana, seja realmente uma Grande Celebração, como é o Círio para o Povo Paraense.
(Foto - A Nazica do ilustrador e art director Junior Cohen / http://blogdanazica.blogspot.com.br/)
            Gostamos das Revoluções, nunca negamos isso em nosso Picadeiro. E a história nos apresentou, num longínquo 1911, a proclamação da Reública da China, após meses de conflitos bélicos contra a Dinastia Manchu e todo segmento dirigente de diferentes estados chineses que a apoiavam. Nos diz a história que seu grande e importante líder foi Sun Yat-Sen. Para o povo chinês, ainda é considerado o Pai da Nação... A China, como sabemos, é um grande país, milenar mas que também vem sucumbindo aos valores capitalistas.
Mas, o importante aqui, para nós, é a lição: lutaremos sempre por dias melhores, para nós, para noso povo... Lutaremos sempre pela democratização do conhecimento, condição necessária à sabedoria humana, uma sabedoria que promova a Felicidade Plena...
Também nos remetemos a outra data bem longínqua, e que usamos para nossa epígrafe-saudações.
Em 1868, a quase 150 anos, em Cuba, foi emitido um documento conhecido como “Grito de Yara”. Tratou-se de uma ação popular (e também dos grandes proprietários daquele país), liderado por Carlos Céspedes que, em síntese, proclamou a independência de Cuba do julgo econômico, cultural e estrativista espanhol. À bem da verdade, “diz a lenda” que essa independência fora proclamada por 150 homens “livres” e 200 escravos (a escravidão em Cuba só foi “abolida” em 1886).
Mas Cuba sempre nos inspira, sempre nos anima em nossa luta, em nossos sonhos, em nossas convicções. Com tanta miséria, com tanta fome, com tanto analfabetismos mundo afora, ainda não conseguiram (os pensadores, cientistas políticos etc. defensores do modelo social capitalista) provar que há fome e analfabetismo na pequena Ilha caribenha. Isso para não falar da saúde. E, talvez, aquele longínquo 1868 foi a semente para a revolução Cubana de 1º de janeiro de 1959.
Aqui, Pequena Sofia Beatriz, mais um reforço da luta de Lutadores e Lutadoras do Povo... Um povo que luta é um povo que sabe pelo que luta e o povo cubano, em nossa humilde opinião, é o grande mestre desta lição.
(Bandeira de Cuba)
Como já disse, alguns nasceram, outras se despediram em um 10 de outubro. Nós escolhemos alguns nomes que, na música, irão saudá-la. E, para tanto, dois estilos únicos e que fazem parte das doses musicais (quase diárias) deste humilde apresentador: o Clássico e o Jazz.
Um jovem, (quer dizer, hoje já está nas bandas dos 40 anos) pianista russo, Evgeny Kissin, que, com dois anos de idade, já começava a dialogar com este belo instrumento (que, na minha particularidade, faz parte de minha história) nasceu em 10 de outubro de 1971. Ah, o piano... Afinal, aqui já falamos de Célia Pereira (minha vó) e de Mainha, que extreou o nosso “Um pouco de Música” (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2012/09/um-pouco-de-musica-sonata-ao-luar.html).

A música, Pequena Sofia Beatriz, anda sendo maltratada pela humanidade, mas há muita, mas muita resistência e de qualidade, música do povo, com o povo, para o povo e a Música Clássica, que sempre foi uma representação da Elite, da Oligarquia e coisa e tal, também precisa ser transformada em música do povo. E te apresentamos este jovem e mainha para inspirar-te.
Também apresentamos um cara que já passou por essas bandas (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html) e que, não apenas na música, mas também nas lições que tirávamos desta canção, foi e continuará a ser uma grande lição. Pequena Sofia: nunca seremos livres enquanto um de nós estiver preso. E não sentiremos as grades que nos aprisionam enquanto nos mantivermos parados. E a busca pela Sabedoria e pela Felicidade se efetiva justamente por buscarmos nossa liberdade e nunca ficarmos parados... E parados não diz respeito apenas ao movimentar-se. O Silèncio também expressa nosso aprisionamento.

Seja Bem vinda, Pequena Sofia Beatriz...
Nossa Pequena Lutadora do Povo... E que possas, ao longo de sua vida, preceber o quão importante é trazer em seu próprio nome o que tu traz.

Vida Longa à Pequena Sofia Beatriz!

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira