RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Da Arquibancada: pessimistas...



Pessimista na análise
Otimista na ação
(Síntese do Pensamento
 de Antônio Gramsci)

            Acho que é uma síntese muito “sintética” a nossa citação do importante e marxiano pensador e educador italiano do século passado. Mas, foi nessa expressão que imediatamente remeti minhas reflexões quando vi o comercial da Brahma há algumas semanas.
            Assisti uma, duas, três vezes e fiquei me perguntando: “Sério mesmo?”...
            Talvez, apenas talvez, se eu fosse um Zeca Pagodinho da vida (que se remete à palavra “Brahma” quando quer pedir uma cerveja), eu sinceramente deixaria de beber desta marca. Mas, cá p’ra nós, Skol, Antarctica, Skin e por aí vai, se fossem, se conseguissem ser patrocinadoras oficiais da seleção brasileira (nunca nos esqueçamos: não é a representação – de fato, para si – do povo brasileiro;é um time privado), fariam a mesma coisa, igualzinho. Até porque, não é a Brahma que fez o comercial e, sim, uma empresa de Propaganda e Marketing (ou algo assim), a Agência África (nome curioso, se levarmos em consideração que a última Copa foi na África do Sul e aquele país – e seu povo – ficou com uma dívida de 1,2 Bilhão de Dólares p’ra pagar).
            O mais espantoso, absurdo, até ofensivo é, após a palavra “Pessimistas!”, como que os (nos) chamando para escutar bem o que o comercial tem a dizer, a imagem de Ronaldo Lázaro (o “Ronaldinho Fenômeno”) reproduzindo o “I Want You!”, com as cores verde e amarela (24 segundos do vídeo)!
Essa imagem que foi fortemente usada pelos USA para convocar soldados para a I Guerra Mundial... décadas depois, exportaram a imagem, que passou a ser usada como manifestação da “maior democracia do mundo”...
– Calma, palhaços. segurem a gargalhada...
– kkkkkkkkkk....Não dá, caríssimo apresentador!!!! Kkkkkkk
– Ok, prossigamos, pois o assunto é sério (segurando a risada que os palhaços contagiaram...).
Também se tratou de uma imagem que novamente retratou o nacionalismo norte-americano após os (pseudo)atentados de 11 de setembro de 2001...
Daí por diante, a imagem que é feita do povo brasileiro (aliás, desde o início do comercial): Brasil país do Futebol! Brasil país da Festa!
Aeroportos lotados, sim, de torcedores (e a imagem de um sambista – tipo gafieira, parece-me) e uma moça – mas que só mostra o corpo... é uma mulher brasileira sem rosto).
Imaginar como teremos engarrafamentos nas ruas... de trios elétricos... mais festa!
Praias e cidades (com mais imagens de mulheres)... essa não entendi, desculpem-me.

Parece-me simples: todo movimento privado em torno desta marca denominada “Copa do Mundo 2014” quer, no final das contas, jogar no lixo os riquíssimos elementos culturais de nosso país, de nosso povo... de nosso Circo e, para tanto, não teme o uso de esforços (sem muito esforço) que, literalmente, pasteurizam a imagem do Brasil no tripé Futebol-cerveja-mulher.
Cada vez mais pretendo torcer menos pela seleção brasileira...
Alguém mais?

            Venham Todos!
            Venham Todas!

            Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira