RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 3 de novembro de 2012

Como construir ditaduras (segunda lição)...

"Constituição nada, o livro é a bíblia"
(em um adesivo de carro, em Belém)


            Que me perdoe (ou não) os cristãos, os mulçumanos e outros inclinados às questões religiosas para um possível “escorregão” da parte deste espaço circense.
            Sim, iniciamos nosso diálogo já apresentando nossas desculpas. Até porque, questões de religião ganhou, em nossos tempos atuais, um sonoro “não se discute” – assim como política e futebol – que, à bem da verdade, vem servindo muito mais ao emburrecimento de nosso povo do que a sua formação, sua capacidade de construir um olhar (e não uma mera visão) sobre temas importantes, ao ponto de naturalizarmo-los de tal maneira que, de tempos em tempos, eles são profundamente mal-tratados pelos meios de comunicação e, também, pelo Estado Brasileiro. Algumas vezes, inclusive, conjuntamente (eleições que tentam pautar temas religiosos ou o esporte que é ou não é neutro etc.).
            Importante sempre lembrar: o Universal Circo Crítico é um espaço amplo e democrático. E, também, um espaço laico. Afinal, esse apresentador, andarilho e brincante, sempre aprendiz de Lutador e Lutadora do Povo é ateu, convictamente. E, para aqueles que não sabiam (não se assustem), o ateu é aquela pessoa que conduz suas atitudes, posturas e valores independente de ir para o Céu ou o Inferno quando passar “desta para melhor”. Ou seja, não é nossa vontade de ir para o Céu ou nosso medo de irmos para o Inferno que conduz nossas posturas e, sim, são nossos valores, nossa prática como critério de verdade que as conduz.
            Pois bom (como diria o saudoso Pantaleão Pereira Peixoto).
Primeiro fato (já está descrito acima, na nossa epígrafe): A defesa pública de que nossa Constituição não tem mais valor do que a Bíblia.
            Evidente que aqui não pretendo contestar (em que pese o faça) os possíveis ensinamentos da Bíblia. O farei e o fiz em outros tempos e espaços.
            Porém, chama a atenção de que este segmento trava um debate à luz de dizer “às favas a Constituição”. Consequência disso, dentre outras questões, é a banalização da violência contra homossexuais (que e também é cometida contra “migrantes e imigrantes” mundo afora – e Brasil abaixo, como os constantes casos de violência contra nordestinos em Sampa), que não é diferente à violência contra a mulher, contra o negro, contra Sem Terra, contra índio, contra judeus e também contra árabes e por aí vai.
            Mas o que importa – e que nos provocou nossa manifestação hoje – é que a coisa está funcionando... e isso é preocupante.
            Em Piracicaba – não se sabe se exatamente dia 31, mas a notícia é desta data – o Presidente da Câmara Municipal resolveu ler um trecho da Bíblia. Tá, até aí, tudo bem. Se o Estado é laico (e é), de certa maneira há um (ainda que dúbio) direito da manifestação religiosa em seus espaços.
            Esse Presidente solicita a todos os presentes que fiquem de pé para tal ato, a leitura da Bíblia... Ok, tá, tudo bem de novo... em que pese a imagem do vídeo tornado público mostrar o dito presidente... sentado!
            Mas o absurdo vem no momento em que um funcionário do Ministério Público, um cidadão, que assistia à sessão da Câmara Municipal (portanto, em seu pleno direito) não fica de pé.
Bom, esse não é o absurdo, p’ra falar a verdade. O absurdo vem na fala do Presidente da Câmara, ao perceber que esse funcionário do Ministério Público usava de seu direito (ainda que não entendesse, o tal presidente, desta maneira) de continuar sentado em um local público, do Estado brasileiro e, portanto, laico.
Eis a postura desse Presidente:
– Peço à segurança que se o cidadão quiser sair, hã, não quiser se colocar de pé, peça para retirá-lo.
E ele é retirado à força (em que pese não ter resistido muito) de um espaço público, porque o Presidente da Mesa quis que todos ficassem de pé para ele (sentado) lesse a Bíblia.
Segundo fato: concomitante ao fato, um outro cidadão presente à mesma plenária é questionado por estar filmando o acontecimento, sendo inclusive ameaçado, desveladamente (“Qual é o seu nome?”) por um vereador da casa, por estar usando de seu direito público em um espaço público.
No dia 31 de outubro, quando vi a notícia, não encontrava muitas imagens e vídeos sobre o caso. Hoje, após recuperar meu computador, encontrei coisas interessantes sobre o entorno destes atos, por exemplo, os munícipes de Piracicaba serem proibidos, do local que lhes é permitido ficar (e que toda Câmara ou Assembléia tem) E POR NORMA DA CASA, de fotografar ou filmar as sessões. Incrível...

Por vezes, sinceramente, nós ficamos sem saber muito bem o que dizer, e não porque não temos argumentos e/ou convicção de nosso ponto de vista. Mas justamente pelo seu contrário.
Parece-nos tão óbvio que a Casa Pública da Câmara Municipal de Piracicaba não tem o direito de expulsar qualquer cidadão que não é contemporâneo de manifestação religiosa A ou B, assim como o pleno direito de participar de uma Plenária munido de máquina fotográfica ou filmadora, que ao depararmo-nos com um caso que fere, violentamente (inclusive com o uso da força policial), esses direitos, realmente nos perguntamos: isso vai virar moda?... talvez Lei?...

Que possamos exigir IN-CON-DI-CI-O-NAL-MEN-TE a liberdade religiosa em nosso país (e mundo afora) e, mais ainda, que não aceitemos a hipocrisia da nossa imprensa e elite burguesa brasileira que defende a tal Liberdade de Imprensa, desde que apenas a liberdade deles.

A democracia corre perigo. Já falamos sobre isso inúmeras vezes em nosso picadeiro (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2012/04/como-construir-ditaduras.html) e mais uma vez convocamos nossos artistas e público (de toda e qualquer manifestação religiosa, de todos os credos, de todas as raças, mulheres, negros, sem terra, sem casa, sem nação): Lutemos! Pois se não o fizermos, ditaduras serão construídas.

Venham Todos!
Venham Todas!

Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira

PS.: ao final do vídeo, finalmente o tal vereador (sempre sentado, que piada) lê o “Salmo 41, versículos 1 ao 3” que fala sobre os bem-aventurados que cuidam dos pobres... apenas registrando: o Ateu também “cuida de pobre”... mas isso é outra história...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira