RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

sábado, 2 de outubro de 2010

Dia de eleição...

          Amanhã... 03 de outubro...
          Dia não apenas para se pensar no futuro, mas lembrar que o futuro necessita do passado...
          O Universal Circo Crítico espera que cada um e cada uma de seus estimados presentes, de seu estimado público, possa agir com atenção, coerência e pensamento coletivo. Não apenas o que quero p'ra mim, mas o que quero para meu povo, para as pessoas que não conheço e, possivelmente, nunca ocnhecerei.
          Há candidatos para o egoísmo, inclusive... espero que possamos identificá-los;
        Há candidatos para a esperança consumista... espero que também possamos identificá-los;
          Há, também, candidatos para pequenas mudanças... não sei se valem a pena;
          Há candidatos para a transformação, pois esta, à bem da verdade, ainda não ocorreu...

         Nós, por aqui, resolvemos apenas dar uma forcinha para que valores como indignação e esperança sejam tratadas decentemente, não como "milagres" eleitoreiros. E para contribuir com as reflexões necessárias a esses valores (e outros tão decentes como), deixo aqui as palavras de Eduardo Galeano...

         Carta ao Senhor Futuro!

"Prezado Senhor Futuro,
Com a minha maior consideração:
Estou lhe escrevendo esta carta para pedir-lhe um favor. O senhor saberá desculpar-me o incômodo.
Não, não tema, não é que queira conhecê-lo. O senhor há de ser muito solicitado, haverá tanta gente que quererá ter o prazer; mas eu não. Quando alguma cigana me toma a mão para ler-me o porvir, saio correndo em disparada antes que ela possa cometer tal crueldade.
E, no entanto, você, misterioso senhor, é a promessa que nossos passos perseguem querendo sentido e destino. E é este mundo, este mundo e não outro mundo, o lugar onde o senhor nos espera. A mim e aos muitos que não acreditamos nos deuses que nos prometem outras vidas nos mais longínquos hotéis de Mais Além.
E aí está o problema, senhor Futuro. Estamos ficando sem mundo. Os violentos o chutam, como se fosse uma bola. Jogam com ele os senhores da guerra, como se fosse uma granada de mão; e os vorazes o espremem, como se fosse um limão. A este passo, temo, mais cedo do que tarde, o mundo poderá ser não mais do que uma pedra morta girando no espaço, sem terra, sem ar e sem alma.
Disso se trata, senhor Futuro. Eu lhe peço, nós lhe pedimos, que não se deixe desalojar. Para estar, para ser, necessitamos que o senhor siga estando, que o senhor siga sendo. Que o senhor nos ajude a defender a sua casa, que é a casa do tempo.
Quebre-nos esse galho, por favor. A nós e aos outros: aos outros que virão depois, se tivermos depois.
Saúda-te atentamente,
Um Terrestre"

          Venham Todos!
          Venham Todas!

          Vida Longa!

Marcelo "Russo" Ferreira

PS.: Neste domingo, pelos sonhos e pelo Projeto Histórico Socialista, pela história de lutadores e lutadoras do Povo, pelo nome de meu avô, Hiram de Lima Pereira, votaria (mas não o farei, estou fora de meu colégio eleitoral) em Ivan Pinheiro, PCB, 21...

4 comentários:

  1. Marcelo, tudo bem?
    É que vivi 12 anos da minha vida dentro da ditadura do PSDB, ela é igual a tudo que li e vi sobre nazi-fascismo. Por isso posso até gostar do Ivan Pinheiro, mas meu medo que um PSDB no poder me impede de pensar num voto que não seja na Dilma.
    Além disso, acho mesmo que tivemos o melhor governo da história deste país, conseguimos tirar o que seriam dois Chiles da pobreza: isso é muita gente, não?
    Gosto de sonhar com um governo socialista, com uma população querendo viver no comunismo, pensando no coletivo antes do consumo, da futilidade, mas acho que isso virá devagar. Isso virá na medida que o ser humano evoluir. Leu Nosso Lar? Lá era tão verdadeiramente comunista!! Ora, lá existe agora, em outra dimensão, então um dia conseguiremos aqui também.
    Mvbjs
    P.S.: Por isso não entendo espírita reacionário, que gente incoerente!

    ResponderExcluir
  2. linda carta ao futuro... que sejamos melhores hoje para acarinhá-lo!!! abreijos, querido. Dri

    ResponderExcluir
  3. Olá, Camila...
    Acho que é por essas e outras que não me aproximo de reflexoes do ponto de vista "religioso". Oras: Bush é cristão; Saramago era ateu. O que dizer? QUem defendeu mais a vida entre estes dois, que alcançaram o mundo de maneiras distintas e antagônicas. Espírita, católico, até mesmo ateu pode ser reacionário? Não concorda?
    São Paulo elegeu a opusdei, para completar 20 anos de PSDB. E o PT nem pode (mas ainda recebe) mais ser chamado de "Partido que vai implantar o comunismo, que come criancinha" e estas bobagens todas. MAs se continuar a baixar a cabeça para a imprensa, fingindo que nao a lê, vai perder no segundo turno... A Imprensa aprende com seus erros.
    Por hora, o que mais lamento é dois estados elegerem do DEM que, na minha opinião, deveria, nestas eleições, ser extirpado da face da terra... mas isso não acontecerá;
    Vida Longa!
    MVBjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Drica...
    Sempre com alegria recebemos sua visita e, também, visitamos suas viagens poéticas...
    Muito o que fazer com esta carta...
    abreijos
    Vida Longa!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira