RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 25 de março de 2019

À Defesa... o agradecimento em palavras universais




“[...] Digo por vezes: aquela peça azul de roupa
Meu amigo a teria colocado em lugar melhor”
(Bertold Brecht – Aos amigos)
           
O ato de agradecer...
Ato...
Agradecer, como e com o ato que, como tal, é humano...
Agradecer é gratidão...
Ato de gratidão e, portanto, agir com gratidão...
Em quatro anos de estrada, é preciso também não esquecer que não foram apenas quatro anos de estrada. Ela não começou do nada.
Mas, ainda assim, caminhar é também um ato... gratidão é um ato... e caminhar em gratidão é, portanto, um ato humano – e a natureza, muitas vezes (e até, pacientemente) “sabe”, porque também não se sabe, agradecer – que é merecedor de não ser restringido aos caminhos institucionais destes quatro anos.
O que registro aqui, porque irei faze-lo mais profundamente, é que o ato de gratidão, por ser ato humano, é um ato de, entre, com, para, e até apesar das relações humanas.
Foram e são pessoas, camaradas, amigos, familiares, tanto quanto foram aquelas pessoas invisíveis ao nosso dia-a-dia institucional que, mesmo assim, ainda sustentam a universidade pública deste país.
Foram e igualmente são as instituições, casas, universidades, faculdades, grupos de pesquisa e as casas que acolheram este pesquisador.
Foram o tempo, os lugares, os caminhos, as distâncias. E por serem (tempo, lugar, caminho, distância), continuamente serão.
O ato de agradecer será registrado. Não agora... não aqui. Porque a gratidão é um ato, de fazer(-se) humano, continuo e seguirá adiante. Como iniciou-se antes destes quatro anos.
E será um imenso ato de Gratidão.

Afinal, “[...] Os trabalhos das montanhas deixamos para trás. Diante de nós estão os trabalhos das planícies” (Bertold Brecht – Percepção)
           
            Venham Todos!
            Venham Todas!

PS.: texto construído nos Agradecimentos da Tese de Doutorado "A centralidade do lúdico na formação humana: crítica às teses de Johan Huizinga", que será defendida em 29 de março de 2019, na UFBA



3 comentários:

  1. Amar uma pessoa por causa dela mesma...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela barreira vencida. A melhor parte é que... outras barreiras virão!

    ResponderExcluir
  3. Grato, meu caro... AS barreiras nunca deixaram de estar presentes e continuaremos a enfrenta-las! Ninguém solta a mão de ninguém!
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira