RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Cultura Terrorista de um... Palhaço!

Palhaço com algemas - Foto de Elnur
http://pt.depositphotos.com/11902318/
stock-photo-clown-with-shackles-in-studio.html



“O riso do palhaço
é um riso triste.
O riso do palhaço
é um lembrete
O riso do palhaço
não existe
O riso do palhaço
é um falsete”
(O riso do Palhaço
Pedro Munhoz e Álvaro Barcellos) 

             O Universal Circo Crítico, seus artistas e, particularmente, nossos Palhaços estão em lágrimas. Amedrontados até...
            Não precisamos aqui resgatar muita coisa: em abril, no Paraná (não apenas, mas tem a particularidade aqui), o Governo Estadual do Sr. Beto Richa avança de todos os lados (acho que só não avançou por túneis embaixo da terra) contra professores em protesto.
O instrumento? Batalhão de Choque, Cavalaria, Helicópteros da Polícia Militar, balas de borracha, bombas de gás lacrimogêneo, cassetetes e o escambal... As cenas, fotos, depoimentos, indignação rodou o país. Penso que, afora os que estavam  atrás da Tropa de Choque, a grande maioria se indignou com aquelas cenas.
Por aqui, também já (nos) alertamos sobre como que o pensamento conservador e reacionário deste país está avançando... e muito. O Projeto de Lei 1411/2-15 da Câmara Federal sobre “Crime de Assédio Ideológico” (http://ouniversalcircocritico.blogspot.com.br/2015/05/professores-no-xilindro.html) e o avanço da Lei Antiterrorismo no Brasil (que comentaremos em breve).
Bom: nem o PL virou Lei ainda e nem a tal Lei Antiterrorismo entrou em vigor e eis que os nossos Palhaços (os de rua, os circenses, os palhaços de verdade) já recebem uma amostra do que pode vir por aí...


São cerca de 9 minutos de angústia e dor de nossos artistas, sobretudo de nossos Palhaços...– Uma dor profunda fez com que a lágrima desenhada em meu rosto ganhasse vida! (Strovézio).
O motivo?
O perigoso palhaço Tico Bonito disse que a Polícia protege burguês e o governo (no caso, o governador do Paraná... aquele que mandou a polícia descer a lenha em professores, em abril deste ano).

– Ca pra nós, nenhuma inverdade, né não?
– Principalmente na história recente paranaense, Strovézio...

Se um Palhaço, em um evento oficial (um Festival de Teatro no interior do Estado, em Cascavel) é preso por, no meio da apresentação, fazer a crítica à instituição militar, o que pensar do que já vimos, revimos, testemunhamos e retestemunhamos inúmeras vezes sobre as ações violentas e desproporcionais desta instituição (Polícia Militar) sobre manifestações outras?


No desenrolar da história, o Palhaço Tico Bonito assinou um “termo circunstanciado” que em bom (e, claro, não muito profundo) direitorês significa que ocorreu um flagrante de ato infracional que fora cometido pelo dito Palhaço, sem violência ou ameaça à pessoa.
– Então, “tipo assim”: quatro soldados fortes e com um comandante à frente... bem armados e com rifle em punho... com o apoio de policiais em cavalos... prenderam um perigoso palhaço que os chamou de capacho do governador... É isso? (Strovézio)
– Isso, Strovézio...
– Palhaçada, bora reunir aqui!!!! Todo mundo junto:


– QUEM SÃO VOCÊS? (Strovézio)

 OS PALHAÇOS OUTRA VEZ!

 QUE’ACONTECEU? (Strovézio)

 A POLÍCIA NOS "PRENDEU"!

 O QUE A ASSUSTOU? (Strovézio)

TERRORISMO COM UMA FLOR!
QUE SOLTA ÁGUA COM AMOR!




            E que aqui fique mais do que bem registrado: há entre nossos artistas e público, pessoas que pertencem aos quadros da Segurança Pública Estaduais. E a maior parte (pena que não 100%) tem nossa admiração por sua postura profundamente humana, tolerante e respeitosa à dignidade alheia... Mas, estes ali, que prenderam Tico Bonito, com certeza, não fazem parte daqueles que admiramos.
            Mas, se chegamos ao tempo em que Palhaços são presos por uma “tiração de onda” à Polícia Militar/Batalhão de Choque, que não se intimidou às inúmeras pessoas filmando, protestando, criticando a atitude exagerada (moral, civil e fisicamente) e cerceando uma tal liberdade de expressão (termo que este humilde apresentador já manifestou preocupação várias vezes, à bem da verdade), é mais do que evidente de que caminhamos para dias nublados, bem nublados pela frente... e que insistem em repetir dias que já passaram.

O Universal Circo Crítico presta nossa incondicional solidariedade a Tico Bonito... da humildade de nossa lona furada e picadeiro de terra batida ao palhaço de rua.

Venham Todos!
Venham Todas!

Mas venham mesmo...!

Anjos do Picadeiro: palhaços do mundo reforçam a luta pelo bonde” - http://amast.org.br/2011/12/09/anjos-do-picadeiro-palhacos-do-mundo-inteiro-reforcam-a-luta-em-defesa-do-bonde-de-santa-teresa/#.VdDXw_lViko
PS.: É preciso perceber o que é um palhaço, em uma manifestação cultural OFICIAL, ser preso pelo que a manifestação expressa e opina. Se isso vira crime, circunstanciado ou não, imagina o que irá se transformar os Atos Políticos de fato...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira