RESPEITÁVEL PÚBLICO!

VENHAM TODOS! VENHAM TODAS!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

E lá vai o Doutor...





“Um líder de verdade deve ser ouvinte, não falante”
Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira
... ou Sócrates, para quem gosta de futebol

            E lá vai o Doutor...
            Lá vai Sócrates...



            Nosso público, acredito, também está triste. Nossos artistas, tenho certeza...
            Esta Lona, desde que foi levantada pela primeira vez, fez algumas poucas despedidas, sempre celebrando seus protagonistas. Duas delas, de nossas relações de amizade, carinho e amor por pessoas de nossa própria lona e picadeiro (a mais recente, no esteio de nossas palavras, expressa na nossa última publicação): Seu Bastião e Leonan.
Outras três, com a admiração de quem olha, escuta, assiste, lê aquelas figuras e ficam assim, meio que pensando: “Por que só existe um?”.
            Despedimo-nos do Doutor Sócrates com a mesma admiração expressa em nossa despedida à Mercedes Sosa (La Negra) e a José Saramago.
            Quando nos despedimos de Mercedes, falávamos: “O Universal Circo Crítico presta sua pequena homenagem à voz dos peregrinos, à voz dos pobres, à voz dos lutadores e lutadoras do povo.”. Talvez tivéssemos muito mais a dizer de La Negra.
            Quando nos despedimos de José Saramago, dizíamos o quanto o escritor nos mostrou a importância de dizer de que lado estamos e contra que lado estamos; pelo que lutamos e contra o que lutamos; pelo que celebramos e contra o que celebramos”.
            Não temos dúvida nenhuma de comparar Sócrates a Mercedes e Saramago... é como juntar tudo o que há de mais rico na história da humanidade nestas homenagens que fizemos e agora fazemos: a música que liberta, as letras que assumem um compromisso, o esporte consciente, belo, elegante e DO povo.
            Nos últimos tempos, o Doutor (aqui, em nossa lona popular e aprendiz) afastou-se de nossa única forma de conversar com ele, uma vez por semana, quando adoeceu. É na Revista Carta Capital (talvez um dos únicos semanários sérios neste país) que encontrávamos as palavras na marca do pênalti e sem medo de assumir a responsabilidade de cobrar.
            Voltou, publicou por três semanas seguintes e, agora, partiu... Celebrando!
            Nestas três publicações, lições que, possivelmente, irão passar longe da hipocrisia daqueles que, hoje, conduzem – no público e no privado – o esporte bretão e todas as outras possibilidades de práticas corporais esportivas que a humanidade tem conhecimento.
            Foi Sócrates quem deu uma lição a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (que se esconde no personagem... ou o contrário): “de uma coisa sabemos de há muito: Pelé jamais sonhou com o que quer que seja”, no momento em que o presidente da FIFA desfilava palavras de intolerância e racismo e o “atleta do século” (assim mesmo, com letra minúscula) assinava embaixo.
            O Universal Circo Crítico presta sua homenagem e pede licença à Carta Capital para, aqui, na nossa popular lona de circo e picadeiro de terra batida, reproduzir um trecho de uma de suas últimas publicações:
“Um líder de verdade deve ser ouvinte, não falante; deve ser cordato e assumir todas as responsabilidades maiores, ser aquele que bate o pênalti no último minuto e que briga pelo coletivo e nunca por ganhos pessoais. O líder autêntico tem de ser o melhor, o exemplo; o que protege seus liderados, que enfrenta as dificuldades resguardando os demais. Jamais foge das responsabilidades tentando transferi-las e suporta toda e qualquer crítica que se faça ao ambiente em que está inserido. Deve ser o esteio, afortalezaonde os outros podem se sentir seguros e protegidos. Deve encaminhar o time para o lugar correto, que lhes ofereça mais possibilidades de sucesso, e exigir posturas compatíveis com a expectativa de todos. Deve respeitar as diferenças e muitas vezes estimulá-las e torná-las de conhecimento solidário, para que as potencialidades possam emergir sem limitações. / Um líder não pode ser fraco ou omisso, não pode ser negligente nem apresentar imperícia naquilo que faz. Não pode deixar que as coisas andem sem o seu dedo demarcando o caminho a seguir. Não pode ser um impostor tirano, que agride, oprime e destrói aqueles que devem ser tratados com carinho e afeto para que possam ter desempenhos adequados, para que um time chegue à vitória final. Por fim, cuidado com os falsos líderes. Eles são um perigo” (Revista Carta Capital, Ano XVII, nº 672, novembro de 2011).

Um jogador de futebol com a inteligência, clareza, compromisso que mais do que inédita no futebol e esporte brasileiros, é artigo quase extinto. Falava como um revolucionário... Jogava como um Lutador do Povo!
Vida Longa ao Doutor Sócrates!

Venham Todos!
Venham Todas!
Vida Longa!

Marcelo “Russo” Ferreira 

PS.: quando moleque, ainda nos tempos “paulistanos” de minha vida, era são-paulino... Daqueles tempos, preservo apenas a expressão tricolor, que se fortalece em meu time do coração, o Santa Cruz do Recife... Detestava (coisa de criança) o Corinthians, que sempre fazia o São Paulo um “freguês” no Morumbi... Painho, por sua vez, era palmerense... Mas como jogava o “Magrão”...

2 comentários:

  1. Das bandas de cá acompanhei as breves noticias sobre a partida do nosso grande homem/jogador/ atleta, mas também um ser humano impar pelas qualidades que demonstrou historicamente tais como ética, integridade, sabedoria, talento, serenidade, politicidade, integridade, tanto dentro como fora dos campos, lição de vida para o aprendizado de muitos, não podemos esquecer -lo. Eula

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Eula...
    Como diria um poeta que, agora, esqueci o nome: "A luta do homem contra o poder é a luta da memória contra o esquecimento"... Em nossos tempos, em nossas terras, apostam-se mais no esquecimento...
    ... por isso, e por homens como Sócrates, lutamos...
    Vida Longa!

    Abraços
    Há braços!

    ResponderExcluir

O Universal Circo Crítico abre seu picadeiro e agradece tê-lo/a em nosso público.
Espero que aprecie o espetáculo, livre, popular, revolucionário, brincante...! E grato fico pelo seu comentário...
Ah! Não se esqueça de assinar, ok?
Vida Longa!
Marcelo "Russo" Ferreira